O melhor pedaço da Maçã.
Entrada do International Monetary Fund (MF) em Washington

iPhone afeta diretamente o crescimento econômico global, diz o FMI

Nos últimos anos, acompanhamos o iPhone crescendo a níveis inimagináveis e levando a Apple a se tornar a empresa mais valiosa do planeta. Ele hoje é tão importante para ela que já virou um motivo de preocupação para a empresa, afinal, ela sabe que nada é eterno. Por isso mesmo, a Apple tem investido pesado em outras linhas de produtos e, principalmente, em serviços.

Publicidade

Mas não é só para a Apple que o iPhone se tornou importantíssimo. Ele é hoje, também, determinante para o crescimento econômico global — e quem diz isso é nada mais nada menos que o Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu último relatório World Economic Outlook.

O FMI relembra o crescimento estratosférico do iPhone: no primeiro trimestre de 2012, já alguns anos após a sua chegada ao mercado, foram vendidas 35,1 milhões de unidades. No quarto trimestre de 2016, esse número explodiu para 78,3 milhões.

O novo ciclo tecnológico é visto como sendo capturado por fatores não-sazonais. Ele depende criticamente das datas de lançamento de iPhones, visto que os modelos flagship da Apple empurram a demanda global. De fato, iPhones encabeçaram as vendas no quarto trimestre de 2017, superando telefones da Samsung.

Ainda segundo o FMI, vendas e produção de smartphones representaram US$3,6 trilhões (4,5%) de toda a economia global em 2017. Essa indústria compreende hoje 5,7% das exportações chinesas, mas a coisa é ainda mais impressionante quando olhamos para a Irlanda, onde a Apple concentra boa parte da sua propriedade intelectual: exportações de iPhones representam hoje, para o país, um quarto(!) de todo o seu crescimento econômico.

Publicidade

E não é só nesses dois países, não. Na Coreia do Sul, estima-se que a cadeia de produção de smartphones contribuiu com um terço do crescimento do seu PIB (Produto Interno Bruto) em 2017. Já em Taiwan, essa contribuição pula para 40%.

Mesmo assim, o FMI observa que a demanda global por smartphones parece ter se estabilizado. No ano passado, foram vendidas 1,5 bilhão de unidades — pela primeira vez na história, uma redução em relação ao ano anterior. Hoje, uma em cada cinco pessoas no planeta já tem um smartphone.

via Computerworld

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple abre o código da FoundationDB, que adquiriu em 2015

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: XCOM: Enemy Within, Tradutor de Viagem, BookShelf 2 e mais!

Posts Relacionados