Tutorial: como visualizar e cancelar assinaturas do seu ID Apple

Com a gama de aplicativos existentes na App Store e diversos serviços que exigem assinaturas, muitos usuários acabam perdendo o controle de quais e quantos apps são assinados, às vezes recebendo até mesmo cobranças indevidas por não conseguirem cancelar essas inscrições.

A Apple possui diversas páginas de suporte que explicam como encontrar tais informações [1, 2, 3], ainda assim, pensamos que seria conveniente indicar como acessar e encontrar as assinaturas recentes de um ID Apple.

Não é muito óbvio mas é bem fácil, veja:

Pelo iPhone

A primeira maneira é acessar seu perfil Apple pelo iPhone, usando as seguintes opções:

  1. Abra a App Store no iPhone;
  2. Clique no ícone/avatar do seu perfil, no canto superior direito da tela;
  3. Acesse seu perfil clicando no seu nome (pode ser necessário autenticar com senha e/ou Touch/Face ID);
  4. Na página que abrir, role a tela e dirija-se à área Assinaturas;

    Gerenciando assinaturas pelo iOS

  5. Você verá suas assinaturas ativas e expiradas, toque em alguma para obter mais informações.

    Gerenciando assinaturas pelo iOS

  6. Na tela de detalhes, você terá a opção para “Cancelar assinatura” (se assim quiser).

    Gerenciando assinaturas pelo iOS

Pelo Mac ou PC

Também é possível executar a mesma ação no macOS:

  1. Abra o iTunes;
  2. Na barra de menus, vá em Conta » Visualizar Minha Conta…;
  3. Confirme a senha do seu ID Apple;
  4. Na área Ajustes, clique em “Gerenciar” à direita de Assinaturas;

    Gerenciando assinaturas pelo macOS

  5. Você verá suas assinaturas ativas e expiradas, clique em “Editar” para obter mais informações;

    Gerenciando assinaturas pelo macOS

  6. Na tela de detalhes, você terá um botão para “Cancelar assinatura” (se assim quiser).

    Gerenciando assinaturas pelo macOS

Atalho via link

Outra maneira bem simples para chegar a essa tela de assinaturas, tanto pelo iOS quanto pelo macOS, é com um link:

  1. Clique/toque neste link pelo iPhone ou Mac;
  2. Você será direcionado à página de assinaturas automaticamente em ambos dispositivos;
  3. Se quiser, guarde a URL nos seus favoritos para acesso rápido/fácil.

Pela Apple TV

Na Apple TV o passo-a-passo é também parecido:

  1. Abra os Ajustes;
  2. Selecione Contas;
  3. Em Assinaturas, selecione “Gerenciar Assinaturas”;
  4. Selecione sua assinatura do seu interesse e prossiga.

Gerenciando assinaturas no tvOS

Lembrando que, para acessar e gerenciar assinaturas de Apple TVs de terceira geração ou anteriores (sem o tvOS), é necessário um dispositivo iOS ou computador.

Fui cobrado indevidamente, o que faço?

Caso seja verificada alguma atividade ou cobrança desconhecida, é possível analisar o seu Histórico de Compras, com datas e número de todos os pedidos realizados por aquele ID Apple. Para acessar o histórico, acesse este link, que o levará à iTunes Store pelo iOS ou macOS.

Na página, encontre o aplicativo ou a assinatura comprada; em seguida, selecione “Relatar um problema”. Você será encaminhado a uma página da Apple onde poderá contestar a compra individualmente.

Outra dica que a própria página da Apple aponta é, caso seu extrato bancário apresentar cobranças que não estão no histórico de compras, é importante verificar se você por caso possui mais de um ID Apple.

Posts relacionados

Comentários