O melhor pedaço da Maçã.

Apple rebate acusações da Epic sobre ter violado determinação nos EUA

Epic Games vs. Apple

A Apple rebateu as acusações da Epic Games de ter violado a ordem judicial determinada como resultado da disputa entre as duas empresas nos tribunais, deflagrada em 2020. Como visto pela agência de notícias Reuters, a Maçã pediu à juíza Yvonne Gonzalez Rogers para rejeitar os argumentos da empresa rival, apresentados ao mesmo tribunal no mês passado.

Publicidade

Embora tenha vencido quase todos os pontos do julgamento contra a Epic, a Apple foi obrigada a permitir que desenvolvedores adicionem links para compras fora da App Store em aplicativos. A empresa até o fez, mas passou a cobrar uma espécie de comissão por cada transação realizada que seja originada a partir do link presente em aplicativos hospedados na loja.

De acordo com a Epic, a cobrança de tal comissão torna os links “comercialmente inutilizáveis” para desenvolvedores. A empresa também argumentou contra as restrições impostas pela Apple para permitir a inserção de links e o direcionamento dos usuários para que eles façam transações na web ou em outras plataformas — coisas que violariam a decisão do tribunal.

Em sua resposta, apresentada por escrito no dia 12/4 [PDF], a Maçã criticou o que classificou como uma tentativa da Epic de “disponibilizar as ferramentas e tecnologias da Apple para os desenvolvedores gratuitamente”. A empresa, vale recordar, justifica a comissão como uma cobrança pelas ferramentas, tecnologias, serviços, suporte, marketing e base de clientes fornecidas pela App Store.

Publicidade

“A Epic nem sequer sugere uma quantia alternativa que a Apple deva ter permissão para cobrar dos desenvolvedores pelo uso e acesso às suas ferramentas e tecnologias”, diz o documento, que também acusa a Epic de querer que o tribunal “microgerencie as operações comerciais da Apple” de uma forma que aumente a sua própria lucratividade.

Outro ponto interessante é que o documento afirma que a Epic teve o ônus para provar que a Apple não agiu com boa fé para cumprir a decisão judicial referente aos links, mas não o fez. Para a empresa, a cobrança da comissão por seus serviços já era algo que havia sido discutido durante o julgamento — e que os argumentos atuais da rival já haviam sido rejeitados pelo tribunal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“iPhones 16 Pro” poderão contar com menos reflexos nas câmeras

Próx. Post

Às vésperas de novo álbum, Apple Music e Taylor Swift brincam com letras de músicas

Posts Relacionados