O melhor pedaço da Maçã.
Programa Proteção Avançada, do Google

Programa Proteção Avançada, do Google, agora suporta também apps nativos do iOS

Se você nunca ouviu falar do Programa Proteção Avançada, do Google, é absolutamente compreensível: trata-se de uma ferramenta, apresentada em outubro passado, destinada a um público muito específico, composto do que se chama de pessoas de risco, com alta chance de serem visadas por hackers e ataques digitais — políticos, jornalistas, ativistas, executivos e agentes governamentais, por exemplo. Eu, como jornalista visado que sou, já entrei no programa há séculos (brincadeirinha, descobri sobre a sua existência hoje e todas as minhas senhas eram blink182 até seis meses atrás).

Publicidade

O fato é que a ferramenta utiliza dois dispositivos físicos de acesso (tokens) que o usuário precisa ativar toda vez que for acessar a sua conta; etapas adicionais de autenticação são implementadas para impedir acessos fraudulentos aos seus dados e, para completar, o Google limita o acesso de serviços de terceiros aos seus dados, emails e arquivos. É basicamente uma fortaleza digital — que funciona ou não dependendo do seu grau de confiança na gigante de Mountain View.

O problema é que, até hoje, a Proteção Avançada englobava apenas aplicativos e serviços do próprio Google, então usuários do iOS que fizessem parte do programa tinham que, necessariamente, utilizar os apps da empresa (Gmail, Google Agenda e companhia limitada) para usufruir dos recursos de segurança. Agora, não mais.

O Google anunciou hoje que o programa passará a suportar também apps nativos do iOS, como Mail, Calendário (Calendar) e Contatos (Contacts) do sistema; desta forma, estes aplicativos podem capturar os dados da conta Google do usuário mesmo com as camadas extras de segurança e ninguém se obriga a baixar mais apps para realizar tarefas que poderiam ser feitas nativamente.

Publicidade

Para usufruir das novidades, os adeptos da ferramenta só precisam liberar, nas suas configurações, acesso aos apps do iOS para captura das suas informações — o suporte já está ativo desde hoje. E, caso você tenha se interessado pelo Proteção Avançada, pode dar seus primeiros passos através deste link… sabendo que terá que, de cara, investir em dois dispositivos de acesso que não são vendidos oficialmente no Brasil, o que torna tudo um pouco complicado. Mas vai que, né?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Pay chega aos navegadores, incluindo o Safari do iOS — e passa a competir no terreno da Apple

Próx. Post

Mapas da Apple continuam expansão de indicação de faixa e mapeamentos internos; carros da empresa já coletam dados em dez países

Posts Relacionados