O melhor pedaço da Maçã.

Como criar e compartilhar calendários do iCloud na web, no macOS ou no iOS

Ícone - Calendário do macOS

Creio não ser necessário explicar aqui, em pleno 2018, a utilidade quase indispensável de uma ferramenta de calendário digital — imagino que a maior parte de vocês utilize algum tipo de solução nesse sentido para organizar vossas vidas atribuladas e cheias de compromissos (ou não). Uma prática quase tão útil quanto, entretanto, é menos difundida: a do compartilhamento de calendários.

Publicidade

Existem muitas situações em que um calendário compartilhado vem a calhar. Você pode montar — como nos exemplos que mostro abaixo — o roteiro de uma viagem e compartilhar com seus companheiros de jornada; pode criar um calendário de interesse no cinema e compartilhar com o seu grupo de amigos cinéfilos ou, quem sabe, simplesmente fazer uma lista compromissos familiares e compartilhar seus pais, filhos, irmãos, tios, primos e afins. A imaginação é o limite!

Ícone - Calendário do macOS

O melhor é que se você é usuário do iCloud, a criação e o compartilhamento de calendários é uma tarefa muito simples. Quer ver? Pois confira abaixo como fazer isso na web (pelo iCloud.com), no macOS (Mac) e no iOS (iPhone, iPad e iPod touch).

Na web (pelo iCloud.com)

Acesse sua conta no iCloud.com e abra o Calendário (Calendar). Caso a aba lateral esteja oculta, revele-a clicando no ícone do calendário na parte inferior, à esquerda do seletor Dia/Semana/Mês.

Como criar e compartilhar calendários na web, no macOS e no iOS

Selecione o calendário que deseja compartilhar ou, se estiver criando um do zero, como eu, clique em “Editar” e em seguida no “+”, na barra inferior, dando um nome a ele — podendo ainda definir uma cor específica para o calendário.

Como criar e compartilhar calendários na web, no macOS e no iOS

Monte o seu calendário da forma desejada, clicando duas vezes no dia que deseja adicionar um evento e configurando-o com todas as opções e informações desejáveis (você pode, por exemplo, optar por repetir um evento semanal, mensal ou anualmente). Uma vez completo o seu calendário, vá até o seu nome na barra lateral e clique no símbolo de compartilhamento (o que parece um indicador de Wi-Fi).

Como criar e compartilhar calendários na web, no macOS e no iOS

Selecione se você quer compartilhar o calendário apenas de forma privada (ou seja, apenas com contatos do iCloud que você digitar manualmente) ou publicamente (nesse caso, um link será gerado para que qualquer um assine o calendário). Depois, digite os contatos desejados e clique em “OK” ou compartilhe o link com quem quiser!

No macOS

Abra o aplicativo Calendário e certificando-se de que você está logado em sua conta do iCloud. Vá em Arquivo » Novo Calendário e nomeie a sua criação. Da mesma forma que na web, configure o seu calendário com os eventos desejados.

Como criar e compartilhar calendários na web, no macOS e no iOS

Clique no símbolo de compartilhamento na barra lateral e digite os contatos com quem deseja compartilhar o calendário (ou selecione a opção “Calendário Público” para obter um link de compartilhamento geral.

No iOS

Abra o aplicativo Calendário. Toque em “Calendários”, na parte inferior, e em “Adicionar Calendário”, nomeando o seu projeto. Configure o seu calendário como queira, tocando no sinal de “+” para adicionar os eventos desejados e configurando-os da forma apropriada.

Voltando à tela “Calendários”, toque no botão “i” do calendário que você quer compartilhar. Toque em “Adicionar pessoa” para adicionar os contatos do iCloud desejados ou ative a opção “Calendário Público” para compartilhá-lo livremente.

Bônus: Compartilhamento Familiar

Se toda a sua família utiliza o recurso Compartilhamento Familiar do iCloud, as coisas ficam mais fáceis ainda.

Compartilhamento Familiar

Isso porque, além de compartilhar álbum de fotos e lembretes, o recurso gera um calendário da família de forma automática, no qual é possível ver, acrescentar e modificar eventos e compromissos.

·   •   ·

O que acharam da dica? Se tiverem algo a acrescentar, por favor, usem o espaço abaixo sem moderação. 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre “A Chegada”, com Amy Adams e Jeremy Renner, por R$9,90!

Próx. Post

Investindo pesado, empresa de Warren Buffett acumula mais de 240 milhões de ações da Apple

Posts Relacionados