O melhor pedaço da Maçã.

Chip “M3 Pro” poderá ter 12 núcleos de CPU, 18 de GPU e chegar em 2024

O jornalista Mark Gurman revelou alguns possíveis detalhes da próxima família de chips da Maçã
Ilustração do chip "M3 Pro"

Amplamente aguardado para este ano, o desenvolvimento da próxima geração de chips da linha Apple Silicon (os chips “M3”) segue de vento em popa — e o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe mais detalhes sobre o futuro processador de Macs em seu boletim informativo “Power On” mais recente.

Publicidade

Segundo ele, a Maçã já começou a testar alguns futuros modelos de Macs alimentados pelos chips da família “M3” com aplicativos de terceiros para “garantir a compatibilidade” com o macOS — algo que não é inédito, vale notar.

De acordo com as informações do jornalista (obtidas por um desenvolvedor não identificado), pelo menos uma versão do chip em teste — alegadamente a versão básica do “M3 Pro” — tem 12 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento., 18 núcleos de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. e 36GB de memória unificada.

Além disso, o chip em questão estaria sendo testado em um futuro MacBook Pro (possivelmente nos modelos com 14 e 16 polegadas) com o macOS 14 (que deverá ser apresentado na WWDC23). Confira, na tabela abaixo, como as supostas especificações desse chip se comparam às das versões básicas do M1 Pro e do M2 Pro:

Chip M1 ProChip M2 ProChip “M3 Pro”
Núcleos de CPU8 núcleos (6 de alto desempenho e 2 de eficiência)10 núcleos (6 de desempenho e 4 de eficiência)12 núcleos (6 de desempenho e 6 de eficiência)
Núcleos de GPU14 núcleos16 núcleos18 núcleos
Memória (máx.)32GB32GB36GB

Segundo Gurman, se o chip em teste for realmente a versão básica do “M3 Pro”, isso poderá significar que o aumento na contagem de núcleos em comparação com o M2 Pro será semelhante ao salto do M1 Pro para o M2 Pro — ou seja, dois núcleos a mais de eficiência de CPU e mais dois núcleos gráficos.

Nesse sentido, ele avaliou que, se o chip “M3 Max” tiver um ganho semelhante ao do M2 Max (quando comparado com o M1 Max), isso significará que o SoC3System on a chip, ou sistema em um chip. virá com até 14 núcleos de CPU e mais de 40 núcleos gráficos. Especulando ainda mais, isso indica que o chip “M3 Ultra” poderá contar com até 28 núcleos de CPU e mais de 80 núcleos gráficos — ante os 64 núcleos de GPU do M1 Ultra.

O jornalista esclareceu que a Apple poderá colocar tantos núcleos em um chip graças ao processo de fabricação de 3 nanômetros, para o qual a empresa migrará com a família de chips “M3”. Essa arquitetura permite chips de maior densidade, o que significa que será possível encaixar mais núcleos em um processador já pequeno.

Publicidade

Por falar nos chips de 3nm, uma nova reportagem do DigiTimes aponta que a Apple teria reservado quase 90% da capacidade de produção da TSMC sobre a fabricação de chips feitos a partir desse processo (N3B) neste ano, como divulgado pelo MacRumors.

Nas previsões de Gurman, os primeiros Macs com chips “M3” começarão a chegar no final deste ano ou no início do ano que vem e poderão incluir iMacs, MacBooks Pro e MacBooks Air — já que esta linha também deverá ganhar mais um modelo, de 15″, em breve.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 3
    System on a chip, ou sistema em um chip.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iMovie: como alterar a velocidade de um clipe [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Vídeo: Q&A — quais as promessas para a WWDC23?

Posts Relacionados