Apple quer ampla faixa de ondas de alta frequência para testar 5G

A Apple já deu sinais de que está testando (ou vai começar a testar em breve, pelo menos) a tecnologia 5G nos seus futuros iPhones, e parece que não está de brincadeira nesse sentido: agora, a Maçã está pressionando o órgão de regulamentação dos EUA para que tenha liberdade para fazê-lo sem restrições.

Quem informou foi o Business Insider: a Apple enviou um requerimento [PDF] à FCC (órgão de telecomunicações dos EUA semelhante à nossa Anatel) solicitando que uma faixa ampla de ondas de alta frequência — dos 95GHz aos 3.000GHz — seja deixada livre, sem licenciamentos, para os testes da tecnologia 5G e quaisquer outras futuras tecnologias de comunicação.

A FCC, assim como a Anatel faz por aqui, divide as faixas de ondas por frequências para cada fim — televisão, internet móvel, telefonia, rádio, etc. A Apple afirma que cabe ao mercado, e não ao governo, decidir o que será feito dessas faixas de alta frequência, que atualmente não são alocadas para nenhum setor; deixá-las na mão da agência poderia limitar a inovação e impossibilitar os testes por parte das empresas.

Como a Apple tem algumas patentes relacionadas ao 5G e inclusive já entrou em conversas com a Intel para que a gigante dos processadores forneça modems compatíveis com a tecnologia para futuros iPhones, certamente é do seu interesse que a faixa permaneça livre para todos os testes que queira fazer; resta saber, claro, se a FCC (e as empresas de outros segmentos) concorda com isso ou se tem outros planos para tais ondas.

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários