Aplicativo gratuito Canguru Gravidez empodera gestantes com plataforma de apoio e inteligência artificial

A gestação é um dos períodos mais complicados da vida de uma mulher que tem filhos. Especialmente (porém não apenas) nas camadas menos favorecidas da sociedade, em que o acesso a profissionais qualificados(as) é basicamente uma ilusão, a desinformação é a tônica do acompanhamento da futura mãe e do seu bebê — o que, em muitos casos, leva a situações calamitosas de violência obstétrica antes, durante e depois do parto.

Obviamente, um singelo aplicativo não vai magicamente solucionar todos os problemas enfrentados pela mulher durante a gravidez, mas pode ao menos ajudar as gestantes a empoderarem-se com uma forma fácil de tirar dúvidas ou obter apoio de profissionais da área e/ou outras mulheres passando por experiências parecidas. É justamente para isso que existe o Canguru Gravidez.


Ícone do app Canguru Gravidez

Canguru Gravidez

de Qeepme Tecnologia em Saúde

Compatível com iPhones
Versão 5.6.5 (49.1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
Screenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru GravidezScreenshot do app Canguru Gravidez

Idealizado pelo médico Gustavo Landsberg com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, o aplicativo gratuito para iOS e Android faz parte de uma plataforma maior de apoio a gestantes que busca trazer um pouco mais de informação à experiência da gravidez e diminuir os casos de negligência ou violência obstétrica; incentivando, por exemplo, o parto normal em casos nos quais a cesariana não é necessária — no Brasil, 55% dos partos são do segundo tipo, muitos deles sem qualquer necessidade, simplesmente por conta dos benefícios para a indústria médica.

O app segue protocolos médicos internacionais e tem seu conteúdo atualizado por profissionais das áreas de Obstetrícia, Enfermagem e Psicologia. Ao utilizar os recursos da plataforma de inteligência artificial Watson, da IBM, ele pode responder perguntas básicas às gestantes, como tempo de gravidez, exames e vacinas recomendadas a cada semana da gestação, possíveis riscos com base em informações básicas da mãe e muito mais. É possível ainda montar um plano de parto com a ajuda do aprendizado de máquina.

Para os momentos em que o robô não for o suficiente, o Canguru Gravidez traz também uma comunidade de profissionais, mães e gestantes que podem tirar dúvidas mais específicas, compartilhar informações ou simplesmente prestar apoio mútuo num momento difícil. Já são mais de 300.000 usuários(as) cadastradas na plataforma, que é totalmente brasileira — e, dentre as usuárias do app, a taxa de partos normais já subiu para mais de 60%, o que representa que ao menos um efeito positivo está surgindo do seu uso.

O Canguru Gravidez pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play e, como supracitado, é totalmente gratuito — basta que você crie uma conta ou entre com seu perfil do Facebook para usufruir de todos os recursos da plataforma.

Nada melhor que a chegada do Dia das Mães para conhecê-lo ou compartilhar essa nobre iniciativa, não é verdade?

Posts relacionados

Comentários