Uma situação estranha relacionada ao aplicativo Suporte Apple está acontecendo.
O app reúne todos os dispositivos vinculados ao seu ID Apple e permite que você receba assistência diretamente pelo app. Além disso, é possível verificar a cobertura da garantia de um ano (ou mais, caso tenha AppleCare) dos seus produtos habilitados.
O problema
Não sabemos ao certo quando isso começou mas, de um tempo para cá, quando o idioma do iPhone/iPad/iPod touch está definido como “Português (Brasil)” nos ajustes do aparelho (a maioria dos usuários aqui no Brasil usam assim, por motivos óbvios), não é possível marcar um atendimento numa loja da Apple nos Estados Unidos ou em qualquer outro país diferente do Brasil. E não adianta entrar no app Suporte Apple e tentar alterar o local nas suas configurações dele (indo em Conta » Alterar local) pois “Brasil” é a única opção que aparecerá.
Mesmo se você estiver viajado pelos EUA ou por algum outro país que tenha lojas da Apple disponíveis, não conseguirá aproveitar a viagem para marcar um horário de atendimento e resolver algum problema que esteja enfrentando.
Como contornar o problema
Para resolver, é relativamente simples: modifique o idioma do dispositivo (em Ajustes » Geral » Idioma e Região » Idioma do iPhone) para “Inglês” e abra novamente o app Suporte Apple para alterar a localização. Fazendo isso, não só os EUA mas todos os outros países disponíveis aparecerão na lista.
Intencional ou bug?
Após alguns testes com múltiplos idiomas, ficou comprovado que o idioma do ajuste do aparelho interfere diretamente na lista de países disponíveis no aplicativo Suporte Apple. Se você difinir o espanhol como idioma do iPhone, apenas alguns países que falam a língua (além dos EUA, que tem grandes comunidades latinas em alguns estados) aparecerão como disponíveis para agendar um horário; se selecionar o idioma francês, a mesma coisa acontece.
Na nossa opinião, se a Apple realmente quer limitar o acesso ao agendamento, faria muito mais sentido tal recurso estar relacionado à sua localização (pelo GPS, o iPhone sabe exatamente onde você está) do que ao idioma utilizado no iGadget em si. Não temos como afirmar se tal comportamento é intencional ou se é um bug, mas vamos torcer para que a Apple altere isso e volte a facilitar o agendamento de horários nas suas lojas em todo o mundo.