Conheça este belo app para gerenciar os seus códigos de autenticação em duas etapas

Se você não sabe o que é autenticação em duas etapas, deveria. Resumidamente, é mais uma camada de proteção para as suas contas digitais. Diversos serviços online usam a autenticação em duas etapas, que consiste em enviar um código (seja por SMS1 ou por algum aplicativo específico para isso) para que você digite tal código depois de entrar com as informações de login/senha, a fim de provar que você é realmente você.

Ou seja, se alguém por um acaso roubar o seu login/senha, essa pessoa ainda precisaria ter acesso ao seu telefone para receber esse código e entrar no serviço (Facebook, Twitter, Gmail, ID Apple, etc.). Eu ativo a autenticação em duas etapas em absolutamente todos os serviços online que oferecem essa proteção e recomendo você fazer a mesma coisa.

Para administrar os códigos, em vez de optar por receber tudo por SMS, eu prefiro gerenciar pelo aplicativo 1Password que, entre outras coisas, conta com a geração de códigos para tal serviço. Mas há também aplicativos específicos, 100% dedicados a isso, como o Google Authenticator e o Microsoft Authenticator.

A premissa de um app assim é bem simples: gerar códigos. E os exemplos acima (Google e Microsoft) funcionam, mas passam longe de ser uma experiência agradável. É justamente por isso que eu estou apresentando agora o Step Two.


Ícone do app Step Two

Step Two

de Neil Sardesai

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.1 (9.8 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Step TwoScreenshot do app Step TwoScreenshot do app Step TwoScreenshot do app Step Two

Ele conta com uma interface muito amigável, intuitiva e acessível — o que, no fim das contas, ajuda as pessoas que têm alguma dificuldade em lidar com esse tipo de recurso de segurança a interagir com algo assim. A parte legal é que, como tudo é sincronizado pelo iCloud, seus códigos são automaticamente salvos em backup e estão disponíveis em todos os seus dispositivos. Além disso, se você trocar de telefone, tudo é automaticamente sincronizado com o novo — uma falha grande do Google Authenticator, por exemplo.

O Step Two funciona com qualquer conta online que use senhas únicas com base em tempo (TOTP) para autenticação em duas etapas (como Google, Twitter, Amazon e muito mais). É bom notar que a Apple fica de fora dessa, pois utiliza uma solução proprietária para enviar códigos apenas para os dispositivos confiáveis atrelados ao seu ID Apple. Mas, na maioria dos serviços online, você estará muito bem servido com o Step Two.

O aplicativo é gratuito e vem com um limite de dez contas a serem registradas; caso você queria mais registrar mais que isso, pode fazer uma compra dentro do app de R$6,90 e derrubar esse limite.

via Beautiful Pixels

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários