O melhor pedaço da Maçã.
Chip A12

Processador A12, que será utilizado nos iPhones de 2018, já entrou em produção

Há alguns anos, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company vem fornecendo os processadores utilizados em iPhones e iPads. O projeto do chip em si é todo da Apple, mas a Maçã precisa de uma parceira que seja capaz de colocar a mão na massa a fim de entregar a quantidade de processadores necessária para equipar os milhões de smartphones e tablets que saem das fábricas.

Publicidade

No passado, a Samsung era a responsável por isso. Em 2013, Apple e TSMC assinaram um acordo e mais tarde, em 2015 (época do lançamento do A9), ela entrou definitivamente na jogada — o que gerou até uma certa polêmica, já que os processadores fabricados por ela apresentavam diferenças na autonomia da bateria e na temperatura em relação aos fabricados pela Samsung; depois, foi comprovado que essa diferença no mundo real não passava de 1-2% (o que é irrisório).

Logo da TSMC

Em 2016, a TSMC aparentemente ficou responsável por toda a produção do chip A10 e, agora, no chip A11 (utilizado nos iPhones 8, 8 Plus e X), nem mais nos perguntamos quem é a parceira da Apple nesse segmento.

Pois bem. A notícia de agora, dada pela Bloomberg, é que a TSMC já começou a produção em massa do chip A12, o qual será utilizado nos iPhones lançados em 2018. Segundo o veículo, a fabricante taiwanesa utilizará pela primeira vez um processo de produção de 7 nanômetros1Nanômetro é a unidade de medida de comprimento correspondente a 0,000000001 metro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro). — comparativamente, o chip A11 utiliza um processo de 10 nanômetros.

Na verdade, a TSMC informou em abril que havia começado a produção em massa de processadores utilizando o processo de fabricação de 7nm — obviamente, sem mencionar o nome da Apple, já que a Maçã normalmente não permite esse tipo de coisa.

Publicidade

Ainda segundo a Bloomberg, a Apple será uma das primeiras do mercado a usar a nova tecnologia de chip em dispositivos de consumo. Obviamente, isso não quer dizer que as concorrentes não estejam se mexendo: a Samsung está trabalhando para que os seus novos telefones flagship também utilizem esse processo de fabricação — eles confirmaram que começarão a produzir chips assim ainda neste ano.

Como sempre, o A12 promete ser menor, mais rápido e mais eficiente que o atual A11.

Notas de rodapé

  • 1
    Nanômetro é a unidade de medida de comprimento correspondente a 0,000000001 metro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova página permite baixar todos os seus dados ou até apagar o seu ID Apple

Próx. Post

Spectre-V3a e V4: novas vulnerabilidades encontradas em processadores Intel, AMD e ARM

Posts Relacionados