O melhor pedaço da Maçã.

Atalho integra o ChatGPT aos sistemas operacionais da Apple

S-GPT

Embora tenha sido lançado há alguns meses, o ChatGPT continua sendo o queridinho no mundo da tecnologia, de modo que integrá-lo a outros softwares e dispositivos do nosso dia a dia tem, de certa forma, se tornado um trabalho feito por muitos desenvolvedores no pouco tempo em que a plataforma está no ar.

Publicidade

Já vimos que é possível trocar a Siri pelo chatbot da OpenAI por meio de um atalho, mas que tal seria uma integração com outros serviços dos sistemas operacionais da Apple nativamente? É algo que a Microsoft já vem fazendo com o novo Bing e que pode acabar (por que não?!) mudando a forma como usamos nossos dispositivos.

Enquanto a Apple não investe em algo semelhante, o editor-chefe do MacStories, Federico Viticci, desenvolveu o S-GPT, uma espécie de utilitário que nada mais é que um atalho — daí a letra em destaque em seu nome, uma referência a shortcut — que leva a magia da inteligência artificial aos dispositivos da Maçã.

Basicamente, o S-GPT permite fazer perguntas e/ou solicitações no iPhone, no iPad e no Mac e receber respostas da IA ou até mesmo executar determinadas tarefas. Ele usa a nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de bate-papo lançada recentemente pela OpenAI, bem como o modo de conversação — o que significa que o contexto é mantido a cada nova pergunta ou pedido feito ao chat na mesma sessão.

Ele também funciona de maneira integrada à Siri — nesse caso, dando respostas curtas que podem ser ouvidas em até 15 segundos por padrão; a menos que o usuário o peça para mudar esse comportamento e ser mais detalhado sobre determinado tópico.

Publicidade

Mas, como já citado, nem apenas de perguntas e respostas vive o S-GPT, já que o atalho conecta as respostas do ChatGPT às funcionalidades nativas dos sistemas operacionais da Maçã.

Eis algumas coisas que ele consegue fazer nessa primeira versão:

  • Com uma integração com o menu de compartilhamento no Safari, o atalho permite compartilhar uma página da web com o S-GPT para obter um resumo sobre ela;
  • Permite processar o conteúdo da área de transferência para realizar determinadas ações (como resumir um texto copiado);
  • Pode acessar os dados dos apps Calendário e Lembretes para ajudar o usuário a gerenciar seus próprios compromissos;
  • Consegue resumir o texto extraído de qualquer imagem da fototeca usando o Texto ao Vivo (Live Text);
  • É capaz de abrir diretamente no Safari uma determinada URL que o S-GPT tenha gerado como resposta;
  • Permite exportar uma conversa por completo usando recursos como a Visualização Rápida, a tradução nativa da Apple ou apps como Arquivos (Files) e Finder;
  • Consegue criar uma playlist personalizada diretamente no app Música (Music) com base em alguma lista de músicas retornada pelo ChatGPT.

Outra boa notícia é que o S-GPT é grátis — o que significa que você não precisará pagar nada pelo software em si. Porém, é necessário pagar para usar a API do ChatGPT — o que pode ser feito na modalidade pay-as-you-go (pré-paga), a qual custa míseros US$0,002 para cada 1.000 solicitações para o modelo GPT-3.5.

Configurado o pagamento, é necessário gerar uma nova chave secreta na página da API e adicioná-la durante a configuração do S-GPT, que pode ser baixado nessa página. Para funcionar, o software ainda precisa de outro atalho (que pode ser baixado aqui), cuja tarefa é auxiliar o atalho principal a codificar e decodificar as informações corretamente.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Homem mata ladrão de caminhonete após rastreá-lo com AirTag

Próx. Post

Klack é um app que reproduz sons de teclado mecânico no Mac

Posts Relacionados