Rússia pede à Apple que retire o Telegram da App Store

O Telegram, ainda que não tenha tantos adeptos quanto o WhatsApp aqui no Brasil, é um aplicativo de mensagens popular por seus recursos mas também por prezar pela segurança dos dados de seus usuários ao utilizar criptografia de ponta a ponta (que não permite a ninguém, nem mesmo ao próprio Telegram, acessar as mensagens dos usuários).

Publicidade

E o que é um ponto forte do app acabou sendo usado contra ele mesmo: em abril, o governo russo proibiu o uso do Telegram pelo fato de a empresa ter se negado a fornecer acesso a mensagens de usuários que supostamente estavam ligados a atividades terroristas.

Por isso, o Roskomnadzor, órgão regulador das comunicações na Rússia, ordenou que todas as operadoras e todos os provedores de internet bloqueassem o app de mensagens. Depois do ocorrido, o órgão conseguiu cortar as operações do Telegram no país em 15-30% — mas, para eles, isso não é o suficiente.

Por conta disso, agora a batata quente está nas mãos da Apple. A Maçã recebeu solicitações da Roskomnadzor pedindo que o sistema bloqueie as notificações push dos usuários do Telegram — tornando o app menos útil — e também que retire-o da App Store.

Publicidade

Para evitar possíveis ações do Roskomnadzor por violações do funcionamento do serviço Apple Inc. mencionado [App Store], pedimos que nos informe o mais rápido possível sobre as ações adicionais da sua empresa para resolver o problema.

Agora, a Apple tem o período de um mês para responder às solicitações e, caso ela se recuse a atender aos pedidos, o órgão russo talvez retire completamente a App Store do país. Quando perguntado sobre o que aconteceria se a Maçã não cumprisse, o diretor do Roskomnadzor, Alexander Zharov, apenas se limitou a dizer que “por enquanto, eu não gostaria de prever novas ações”.

A intenção do governo russo, segundo relatado, seria prevenir futuros ataques terroristas no país e, por isso, estaria tomando as medidas necessárias para tal.

Em se tratando de segurança e também privacidade, o que será que a Apple responderá? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…


Ícone do app Telegram Messenger

Telegram Messenger

de Telegram FZ-LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 7.0.2 (177.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Ícone do app Telegram

Telegram

de Telegram Messenger LLP

Compatível com Macs
Versão 7.0.1 (36 MB)
Requer o macOS 10.11 ou superior

via Tecnoblog

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…