Apple “rouba” funcionários da Intel e abre vaga relacionada a óculos de VR/AR

Os indícios de que a Apple em algum momento abandonará os chips da Intel e passará a utilizar os seus próprios nos Macs estão aí, para todos verem.

Rumores existem já há algum tempo mas, recentemente (com o lançamento do MacBook Pro com Touch Bar), vimos a Apple implementar pela primeira vez um chip próprio no Mac, o T1 — ele, no caso, é responsável por gerenciar a Touch Bar. Pouco tempo depois, foi a vez do iMac Pro de ganhar um chip proprietário, o T2, responsável por gerenciar o boot e aumentar a segurança da máquina.

Há algumas semanas ouvimos falar que essa transição (isto é, Macs com chip ARM) começará em 2020 — o tal do Marzipan (projeto interno para tornar apps criados para iOS compatíveis com macOS) inclusive teria um peso bem importante nessa questão, já que o iOS e o macOS passariam a rodar sob uma mesma arquitetura (ARM). E, agora, mais um indicio forte apareceu.

Segundo o jornal The Oregonian, a Apple contratou cerca de 24 pessoas em um laboratório de engenharia de hardware, e a principal prejudicada com essas contratações teria sido a Intel, já que muitos — segundo seus perfis no LinkedIn — eram engenheiros e pesquisadores sênior na gigante de chips. Aparentemente a Apple está contratando para esse laboratório desde novembro passado, pegando também funcionários de outras empresas de tecnologia da área.

A Apple, é claro, não comenta nada. Mas segundo uma pessoa familiarizada com os planos, o laboratório fica no Condado de Washington (Oregon), perto da fronteira entre Beaverton e Hillsboro.

Indícios de óculos de realidade aumentada

Numa nota relacionada, surgiu uma vaga de emprego na Apple bastante suspeita, intitulada 3D UI Frameworks Engineer (algo como “Engenheiro de Frameworks de Interface de Usuário 3D”).

Sim, isso [a vaga] é para a equipe do rOS para os óculos.

Mark Gurman, como sabemos, tem ótimas fontes dentro da Apple e comentou que tal vaga é para a equipe do “rOS” (sistema operacional dos tais óculos de realidade aumentada da Maçã).

O Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia está procurando um engenheiro de frameworks de interface de usuário 3D para ajudar a construir estruturas que conduzirão a próxima geração de experiências interativas da nossa plataforma.

A vaga exige cinco anos de experiência em desenvolvimento de software, experiência trabalhando em estruturas ou bibliotecas voltadas para desenvolvedores e experiência no desenvolvimento de software de interface do usuário interativo, com latência muito baixa.

Eis a descrição dela:

As estruturas de interface de usuário da Apple definem a aparência do nosso software e dos nossos produtos. Você terá a oportunidade de criar um software que afeta diretamente a maneira como desenvolvedores e clientes interagem com os nossos produtos. Você trabalhará com algumas das tecnologias mais avançadas da Apple, incluindo Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) oferecidos no ARKit e no Metal 2. Trabalhe com designers de interfaces humanas e clientes internos para definir e fornecer as bases para o próximo paradigma de interfaces de usuário e modelos de interação totalmente novos.

Alguém aí se habilita? 😝

via Patently Apple, 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários