Pressão russa está impedindo que o Telegram seja atualizado na App Store do mundo todo [atualizado 2x: versão 4.8.2]

Se nós estávamos esperando uma posição da Apple em relação ao pedido de “banimento” do Telegram na Rússia, parece que a Maçã demonstrou seu posicionamento mesmo sem dizer uma só palavra.

Isso porque o CEO do Telegram, Pavel Durov, decidiu publicar uma nota afirmando que a Apple parou de aprovar atualizações do app para iOS exatamente após ter recebido as solicitações do governo russo. De fato, a última (4.8.1) saiu em 24 de março.

A Apple tem impedido que o Telegram atualize seus aplicativos para iOS globalmente desde que as autoridades russas ordenaram que a Apple removesse o Telegram da App Store. A Rússia baniu o Telegram em seu território em abril, porque nos recusamos a fornecer chaves de decodificação para todas as comunicações de nossos usuários às agências de segurança da Rússia. Acreditamos que fizemos a única coisa possível, preservando o direito de nossos usuários à privacidade em um país problemático.

Apesar de todo o problema estar acontecendo na Rússia, país que representa 7% da base de usuários do Telegram, o CEO afirmou que o app está impedido de ser atualizado não somente no país, mas mundialmente, desde o fato em meados de abril.

Durov contou que alguns recursos do Telegram não estão funcionando bem no iOS 11.4, que acabou de ser lançado, mas mesmo já tendo consertado os bugs, não conseguem enviar uma atualização.

Também por isso, a empresa ainda não conseguiu cumprir com as exigências da GDPR (General Data Protection Regulation), cujo prazo era até o dia 25 de maio. Portanto, o CEO se desculpa pela inconveniência e afirma que a empresa está tentando resolver essa situação o quanto antes.

A Apple ainda não se posicionou publicamente sobre isso — e sequer saberemos se irá —, mas, pelo andar da carruagem, parece que o governo russo está conseguindo o que quer.


Ícone do app Telegram Messenger

Telegram Messenger

de Telegram LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 5.12.2 (177.8 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Telegram

Telegram

de Telegram Messenger LLP

Compatível com Macs
Versão 5.8 (31.3 MB)
Requer o macOS 10.11 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

via Reuters

Atualização, por Rafael Fischmann 01/06/2018 às 17:22

Pelo jeito, a pressão da mídia também surtiu efeito:

Eeeee o Telegram para iOS v.4.8.2 está finalmente disponível! Obtenha-o para novas configurações de privacidade e correções pro iOS 11.4, incluindo o problema com adesivos.

A versão 4.8.2 já está disponível na App Store.

Atualização II, por Rafael Fischmann 01/06/2018 às 18:09

O CEO do Telegram, Pavel Durov, parabenizou a atitude da Apple:

Obrigado, @Apple e @tim_cook, por nos permitir entregar a última versão do @telegram para milhões de usuários, apesar das dificuldades recentes.

Posts relacionados

Comentários