App transforma o iPhone X numa câmera de tracking 3D para capturar expressões faciais

O novo sistema de câmera TrueDepth, implementado no iPhone X, possibilita que o smartphone analise e projete 30.000 pontos invisíveis para criar um mapa de profundidade do rosto do usuário, seja para desbloquear o aparelho, realizar compras e pagamentos, ou enviar os famosos Animojis pelo aplicativo Mensagens.

Com a difusão da tecnologia de escaneamento facial do iPhone X, desenvolvedores estão expandindo os usos e as possibilidades do hardware utilizado pelo dispositivo, como feito por Bannaflak no aplicativo Face Cap.


Ícone do app Face Cap - Motion Capture

Face Cap - Motion Capture

de niels jansson

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.8 (21.1 MB)
Requer o iOS 12.1 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

O software permite que o usuário grave movimentos faciais utilizando a câmera frontal 3D do iPhone X, capturando uma gama de dados, entre eles: a posição do rosto, mais de 50 diferentes expressões faciais, rastreamento dos olhos e até áudio.

Todos os dados podem ser compilados em arquivo FBX ASCII (FBX são arquivos binários que contêm informações em 3D; ASCII é o formato em texto do FBX), que são exportados para programas de edição como Autodesk Maya e também softwares de animação, a exemplo do LightWave 3D.

Além disso, a integração com o modo de compartilhamento nativo do iOS possibilita enviar o arquivo diretamente para serviços de armazenamento online como Google Drive, OneDrive ou Dropbox.

Para melhores resultados com o Face Cap, o desenvolvedor compartilhou algumas dicas de como manusear o aparelho durante a gravação, entre elas apoiar o iPhone em uma base ou segurar o aparelho firmemente, não se distanciar ou se aproximar demais do dispositivo e evite olhar muito para cima, para baixo ou para os lados.

Os dados obtidos com o Face Cap podem ser utilizados para a criação de jogos, animações e em técnicas de efeitos especiais. Obviamente, os dados obtidos com o app não são suficientes para a produção final de um projeto, mas podem ser uma mão na roda para pessoas que não possuem condições de adquirir equipamentos por vezes extremamente caros de mapeamento facial.

No site do app são disponibilizados alguns arquivos no formato FBX para serem testados pelos usuários. O Face Cap está disponível para iOS gratuitamente. Lembrando que, para gravar movimentos faciais, é necessário ter um iPhone X.

dica do @drbello, via CG Channel

Posts relacionados

Comentários