O melhor pedaço da Maçã.

App do Spotify tem mais uma atualização barrada pela Apple na UE

JRdes / Shutterstock.com
Logo do Spotify em dispotivo móvel e logo da Apple na bandeira da União Europeia

A Apple barrou uma nova atualização do aplicativo do Spotify devido a uma violação das regras de compras internas da App Store. Segundo o AppleInsider, a versão 8.9.33 foi negada porque o serviço estaria tentando contornar o sistema de pagamentos da Maçã.

Publicidade

Diante disso, a equipe de revisão da empresa enviou um email ao Spotify, reforçando a permissão que serviços de música agora têm para incluírem links ou botões de compra direcionando para fora do app.

Para deixar claro, esse direito é obrigatório mesmo que o seu aplicativo não inclua um link externo (nem requer que você ofereça um link externo). No entanto, aprovaremos a versão 8.9.33 assim que você aceitar os termos do Music Streaming Services Entitlement (EEA) e reenviá-lo para revisão.

Esse direito permite que apps como o Spotify usem links externos, botões ou outras solicitações para encaminhar os usuários para um sistema de compra em um site controlado pelo desenvolvedor, embora a Apple ainda ganhe uma comissão.

Na prática, conforme o TechCrunch destacou, a nova versão do app não incluía um link direto para os planos de assinatura, mas recomendava os usuários a visitarem o site do Spotify manualmente para pagar mais barato por eles.

Publicidade

Insatisfeita, a companhia sueca publicou um “desabafo” no X (antigo Twitter) alegando que a Maçã continua violando as leis europeias. O pronunciamento foi assinado pelo chefão de assuntos públicos, Dustee Jenkins.

“A Apple continua violando a lei europeia”, infelizmente isso significa que ainda não podemos fornecer aos consumidores da UE as informações necessárias e as escolhas que merecem em nosso aplicativo. Aqui está o que queremos dizer.

Eis o posicionamento do Spotify sobre a recusa da nova versão do aplicativo:

Apesar das tentativas da Apple de punir os desenvolvedores com novas taxas, permanecemos comprometidos em oferecer aos consumidores uma escolha real em nosso aplicativo sem custo adicional. Por isso, enviamos uma nova atualização para a Apple. Ela inclui informações básicas de preços e do site — o mínimo exigido pela decisão da Comissão Europeia […]. Ao cobrar dos desenvolvedores pela comunicação com os consumidores através de links no aplicativo, a Apple continua violando a lei europeia. Já passou da hora de a Comissão aplicar sua decisão para que os consumidores possam ver benefícios reais e positivos.

Essa tentativa de mudança, anunciada no mês passado, ocorre em resposta à multa de 1,8€ bilhão aplicada à Apple pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos de streaming de música.

Ainda no email enviado à companhia, a Apple informou que aprovará a nova versão assim que o Spotify aceitar as condições e reenviar o app para revisão. Mesmo assim, a gigante de Cupertino foi procurada pelo The Verge e não comentou o caso.


Ícone do app Spotify: músicas e podcasts
Spotify: músicas e podcasts de Spotify
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.9.32 (195.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desvie de obstáculos pelos céus no jogo Kite Odyssey, criado por brasileiros

Próx. Post

Frank Casanova, chefe de marketing do Apple Vision Pro, se aposenta

Posts Relacionados