Usuários comprovam melhorias na performance de dispositivos com o iOS 12

O iOS 12 pode ter sido um balde de água fria para alguns usuários que aguardavam por mudanças mais significativas no sistema operacional carro-chefe da Apple. Por outro lado, há quem já esteja testando a nova versão e as primeiras impressões, considerando que estamos na primeira beta do iOS 12, têm sido positivas acerca de estabilidade e performance.

Durante a keynote de ontem, Craig Federighi (vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple) apresentou as principais características do novo software e muitas estão justamente relacionadas com performance e estabilidade. Para o executivo, o intuito é realmente tirar o máximo proveito do hardware, inclusive de aparelhos mais antigos.

Nosso foco mais profundo neste ano é otimizar o sistema quando ele está sob carga; é aí que você mais precisa de desempenho e onde o iOS 12 realmente brilha.

Num iPhone 6 Plus — lançado há quatro anos — utilizado como demonstração no palco, aplicativos abrem até 2x mais rápido, o teclado é exibido com 50% mais agilidade e a câmera é aberta 70% mais rápido. Inclusive, outra boa notícia é que todos os dispositivos que atualmente suportam o iOS 11 vão rodar o iOS 12 — vida longa ao iPhone 5s!

O canal do YouTube iAppleBytes compartilhou vários vídeos nos quais é comparada a perfomance entre o iOS 11.4 e a primeira beta do iOS 12 em diferentes dispositivos. No vídeo abaixo, a comparação é feita em um iPhone 8.

Federighi também enfatizou a inteligência do iOS 12. Agora, o sistema detecta quando o usuário precisa de um aumento no desempenho (como iniciar a rolagem ou abrir um app), aumentando o processamento de forma instantânea, ao máximo, proporcionando um alto desempenho imediato que será reduzido com o uso do dispositivo para preservar a vida útil da bateria.

Nas redes sociais, usuários mostram como algumas tarefas são executadas com incrível velocidade e desempenho, como, por exemplo, o simples ato de fazer uma busca:

A busca está muito mais rápida no iOS 12.

O brasileiro Johnny Mendes publicou os resultados do teste realizado pelo Geekbench, no iPhone X, comparando os números obtidos com o iOS 12 e o iOS 11.3.1, respectivamente:

Como é possível analisar, os resultados mostram que o desempenho da GPU1 do iPhone X foi 17% maior na primeira beta do iOS 12 em comparação com o iOS 11.3.1. No geral, recursos de hardware do dispositivo apresentaram melhores resultados com o iOS 12, incluindo a performance da detecção facial.

Para uma primeira beta, o iOS 12 está, até então, indo ao encontro das expectativas de vários usuários que esperavam por melhorias desde a liberação do iOS 11 — que ficou com fama de lento e bugado. Não obstante, até meados de setembro outras novidades deverão surgir — e vamos torcer para que tais alterações não impliquem na redução da performance que estamos vendo.

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários