O melhor pedaço da Maçã.
Dispositivo de realidade virtual HTC Vive plugado a um iMac

macOS Mojave trará suporte “plug & play” ao dispositivo de realidade virtual HTC Vive Pro

Na dicotomia pós-moderna entre tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), a Apple claramente está apostando todas as suas fichas na primeira opção. Isso não significa, entretanto, que a empresa não esteja aberta a colaborar com parceiras para que a outra via também tome o caminho dos dispositivos estampados com a Maçã.

Publicidade

Prova disso é esta novidade: em uma das sessões da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2018 destinadas à demonstração de novas tecnologias gráficas, Karol Gasinski, da equipe de arquitetura de software para GPUs1Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. da Apple, confirmou que o macOS Mojave trará suporte “plug & play” ao dispositivo HTC Vive Pro, desenvolvido pela fabricante taiwanesa em parceria com a Valve. A informação foi trazida pelo site Road to VR.

De acordo com o engenheiro, a Apple tem trabalhado “bem de perto com a Valve e a HTC para se certificar de que o Vive Pro será plenamente suportado pelo runtime SteamVR no macOS Mojave”. O sistema trará suporte total aos óculos, incluindo suas câmeras e sensores de movimento; a única incógnita até agora é em relação ao SDK2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. SRWorks, introduzido em abril e que traz funcionalidades extras a alguns componentes do Vive Pro — não sabemos ainda se o suporte do Mojave também o contemplará.

É bom notar, também, que a primeira beta da nova versão do macOS ainda não vem com a novidade — ela deverá ser incluída numa versão de testes futura.

Publicidade

Como o Mojave também expande significativamente a compatibilidade dos Macs com GPUs externas e afins, é possível que estejamos prestes a ver um salto significativo dos computadores da Maçã como máquinas de suporte a dispositivos de realidade virtual. Até hoje, essa incumbência tem caído quase exclusivamente sobre os ombros de PCs rodando Windows, e a Apple — claro — quer um pedaço do bolo para si.

Conquistando usuários e desenvolvedores dessa área, afinal, a empresa só tem a ganhar.

via iMore

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.
  • 2
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple muda regras para coibir apps que vendem informações de contatos pessoais

Próx. Post

Teste mostra que o Galaxy S9 é mais rápido que o iPhone X em redes celulares americanas

Posts Relacionados