Como enviar uma mensagem de áudio pelo Apple Watch

Você sabia que é possível enviar uma mensagem de áudio para alguém pelo Apple Watch? O recurso Ditado do relógio permite tanto enviar mensagens de voz em forma de áudio quanto usar a transcrição desse áudio para enviar uma mensagem de texto para os seus contatos através do app Mensagens.

Nos sistemas anteriores ao watchOS 3, o comportamento padrão no aplicativo Mensagens do relógio era perguntar se você desejava enviar uma gravação de voz ou uma transcrição de texto ao usar a entrada de voz. A partir do watchOS 3, porém, a Apple definiu por padrão a transcrição de mensagens de áudio no relógio — o que pode ter confundindo algumas pessoas as quais pensaram que o recurso havia sido retirado do sistema.

Não obstante, é possível voltar para a configuração de enviar mensagens de voz em forma de áudio e personalizar esse recurso da forma como você bem entender. Para isso, basta ter em mãos o iPhone no qual o Apple Watch está emparelhado e seguir as instruções abaixo:

  1. No iPhone, abra o app Watch;
  2. Na aba “Meu Relógio”, deslize para baixo até encontrar o Mensagens;
  3. Selecione a opção “Mensagens Ditadas”;
  4. Altere a opção padrão “Transcrição” para “Áudio” ou “Transcrição ou Áudio”, dependendo da sua preferência.

Enviando mensagem de áudio pelo Apple Watch

Sabendo bem como as mensagens ditadas acabam saindo na maioria dos casos, talvez seja mais eficiente enviar uma mensagem de áudio para conversar com amigos ou familiares. No caso de um email empresarial, pode ser interessante usar o Ditado para transcrever uma frase rápida ou responder alguém (caso você não tenha acesso ao iPhone no momento).

A Apple fornece algumas dicas para utilizar melhor o recurso Ditado no Apple Watch, entre elas falar os sinais de pontuação para que a frase saia da forma como você deseja. Por exemplo: “Você tem alguma sugestão, ponto de interrogação”.

Além disso, é importante lembrar que o idioma do Ditado no Apple Watch segue o idioma do teclado do mesmo app no iPhone. Então, se você enfrenta algum problema em ditar mensagens no Apple Watch, é possível que esse seja o caso. Para alterar o idioma do teclado no iPhone:

  1. Vá em Ajustes » Geral » Teclado;
  2. Toque em “Teclados” e verifique o idioma selecionado;
  3. Para escolher um novo teclado, selecione “Adicionar Novo Teclado…”.

Simples, não é mesmo?

Walkie-Talkie do watchOS 5

Além da troca de mensagens de áudio pela rede do app Mensagens, o futuro watchOS 5 virá com um novo app que proporcionará uma forma similar de comunicação: o Walkie-Talkie.

GIF com o novo app Walkie-Talkie do watchOS 5

Com ele, você poderá se comunicar com parentes/amigos/colegas que também possuam um Apple Watch bastando pressionar o grande botão amarelo, tal como num walkie-talkie de verdade.

Parece que será divertido. 😊

dica do Miguel Dornaes

Posts relacionados

Comentários

15 comments

  1. vc recomenda esse watchchat? parece interessante.. mas não fica falhando a comunicação com o phone? não precisa ficar abrindo o app no iphone de vez em quando pra conseguir sincronizar no watch? vale a pena?
    vlw.

  2. Eu não consigo escolher pra mandar áudio ou transcrever, e já deixei na opção do watch perguntar toda hora o que eu quero e tbm deixei na opção pra sempre enviar áudio, pra testar, mas ele sempre envia o texto. Alguém sabe por quê? O watch só envia audio no iMessage?

  3. Pra transcrever o áudio é maravilhoso mas pra clicar nos emojis sempre tem que tocar umas 4 vezes pra poder enviar. Isso pelo menos aqui no meu.

  4. Meu sonho é que o Apple Watch tenha a mesma qualidade na transcrição de áudio que o iPhone tem. Infelizmente eu só passo raiva quando tento transcrever algumas mensagens, é muito estressante. No iPhone já não tenho problemas em relação a isso, talvez devido a qualidade do microfone. Uma coisa que eu gostaria que a Apple tivesse é um teclado para o Watch, pode parecer absurdo mas o app WatchChat tem um teclado próprio no relógio e funciona muito bem.

Deixe uma resposta