iOS 12 permitirá compartilhar a localização do usuário em ligações de emergência

A Apple anunciou hoje que o iOS 12 virá com mais um recurso focado em segurança dos usuários, inicialmente integrado ao serviço de emergência 911 dos Estados Unidos.

Desde 2015 a Apple já adotou o HELO (Hybridized Emergency Location), que estima a localização de quem está ligando para a emergência usando torres de telefonia celular e dados do aparelho como seu GPS e pontos de acesso via Wi-Fi.

A partir do iOS 12, a Apple também passará a usar o protocolo da RapidSOS para compartilhar esses dados precisos de localização de usuários em centros de atendimento de chamadas de emergência.

Com isso, policiais, bombeiros e médicos em ambulâncias terão em suas mãos dados precisos de quem está em apuros, em poucos segundos. Atualmente, 80% das chamadas de emergência já são feitas por dispositivos móveis, então isso realmente deverá fazer uma diferença.

Sempre preocupada com o quesito privacidade, a Apple garante que esse compartilhamento de localização só é ativado em chamadas de emergência e o dado só é enviado ao centro que iniciou o atendimento à chamada. Mesmo assim, se o usuário preferir, poderá desativar tal recurso em seu iPhone.

A novidade é um pouco parecida com a Advanced Mobile Location (AML), que chegou junto ao iOS 11.3 para usuários europeus. Por enquanto, não temos nada tão moderno e integrado assim no Brasil — ou na América Latina, como um todo. Que isso mude, logo…

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários