O melhor pedaço da Maçã.

Instagram anuncia plataforma de vídeos IGTV e comemora a marca de 1 bilhão de usuários

Se alguém ainda duvidava de que o Instagram está destinado a se tornar a maior rede social do mundo, superando até mesmo seu estagnado pai Facebook, talvez essa novidade seja suficiente para convencer o cético em questão: o “Insta” anunciou hoje, num evento online realizado em San Francisco, que atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de usuários mensais.

Publicidade
Gráfico indicando 1 bilhão de usuários mensais do Instagram
Gráfico de crescimento do Instagram | Imagem: TechCrunch

Esse número é ainda mais impressionante considerando que a rede cresceu 20% em menos de um ano: em setembro passado, eram 800 milhões de usuários — e numa época em que a maioria das outras redes, como Facebook ou Snapchat, vive tempos de crise pelo desinteresse e pela estagnação da chegada de usuários, o crescimento do Instagram é visto como a porta aberta para o topo da montanha.

Aproveitando o momento, a rede de fotos aproveitou para anunciar sua mais nova empreitada, chamada de IGTV. Trata-se de um app separado que será totalmente dedicado a vídeos — não só os videozinhos curtos exibidos no Instagram e sim conteúdos que vão de 15 segundos até 1 hora de duração.


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

De certa forma, o IGTV pode ser visto como uma resposta do Facebook ao YouTube, mas o novo aplicativo tem uma abordagem bem diferente. Em primeiro lugar, ele suporta apenas vídeos na vertical (para o desespero da Globo); além disso, ao abrir o app, o conteúdo já vai sendo reproduzido automaticamente — a ideia é simular a experiência de uma televisão, em que você simplesmente liga o aparelho e vai consumindo o conteúdo que aparece à sua frente. Seções como “Seguindo”, “Popular” e “Continue Assistindo” ajudarão o usuário a se guiar no mundo de filmetes enviados pelos usuários.

O serviço funciona com as mesmas contas do Instagram (ou seja, se você tem um perfil na rede, não precisará criar um novo para participar do IGTV) e terá, inclusive, uma seção própria no app principal da rede — ela se localizará ao lado do ícone do Direct e mostrará os principais vídeos dos seus amigos, mas orientará os usuários a baixar o app IGTV para obter a experiência completa da plataforma.

Publicidade

Nos seus primeiros estágios de vida, o IGTV funcionará sem nenhum tipo de anúncio e não oferecerá opções de monetização aos perfis maiores e/ou comerciais — essa opção, entretanto, começará a ser discutida logo entre o Instagram e os criadores de conteúdo, como confirmou o CEO Kevin Systrom.

Naturalmente, todos os usuários poderão fazer o upload dos seus vídeos para a plataforma, mas inicialmente só perfis verificados ou com um grande número de seguidores poderão postar conteúdos de até 1 hora (com no máximo 5,4GB); contas “comuns” serão limitadas a 10 minutos (e 650MB) até segunda ordem. As criações poderão ser filmadas no próprio app e enviadas diretamente ou publicadas de um arquivo externo, pelo smartphone ou pelo site do serviço.

O app IGTV será lançado nas próximas semanas já está disponível para iOS e Android. Acham que pode dar certo?

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com a segunda beta do iOS 12 liberada, vamos a mais um compilado de screenshots!

Próx. Post

Apple leva dois Grand Prix no festival de publicidade Cannes Lions

Posts Relacionados