O melhor pedaço da Maçã.
Tim Cook dando entrevista

Tim Cook condena separação “desumana” de pais e filhos na fronteira EUA-México [atualizado: Trump assina novo decreto]

Nos últimos dias, o mundo ficou consternado com as fortes imagens e gravações de imigrantes ilegais mexicanos sendo separados de seus filhos em centros de detenção nos Estados Unidos, próximos à fronteira com o México.

Publicidade

A política de “tolerância zero” implementada pelo presidente Donald Trump faz com que as famílias que são pegas entrando ilegalmente aos EUA sejam submetidas, agora, a processos criminais (e não mais administrativos, como antes), o que exige que os pais sejam separados dos filhos enquanto aguardam julgamento. As cenas das crianças chorando, pedindo por seus pais e dormindo no chão, em grandes galpões cercados por grades de ferro, incomodaram até mesmo a Primeira Dama Melania Trump — e também, claro, Tim Cook.

O CEO da Apple, que está na Irlanda para inaugurar a expansão do campus da Apple em Hollyhill, compartilhou algumas palavras sobre a polêmica durante uma entrevista ao Irish Times, em Dublin:

É de partir o coração ver as imagens e ouvir os sons das crianças. Elas são as pessoas mais vulneráveis em qualquer sociedade. Eu acredito que o que está acontecendo é desumano e precisa acabar. Nós sempre acreditamos que todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e respeito; nesse caso, isso não está acontecendo.

O CEO acrescentou ainda que faria tudo o que estivesse em seu alcance para contribuir a uma possível reversão do problema. Cook disse acreditar que “para ser um bom cidadão, é necessário participar, lutar pelo seu ponto de vista, e não só ficar em cima do muro e reclamar”.

Abrigo para menores separados dos pais próximo à fronteira com o México
Abrigo para menores separados dos pais próximo à fronteira com o México.

É bom notar que ele não está sozinho na expressão de desgosto com a situação. Empresas importantes do Vale do Silício, como o Facebook, a Microsoft, o Google, o Twitter, a Tesla e a HP também condenaram, seja por seus CEOs ou por meio de comunicados à imprensa, a separação das crianças de seus pais e a política de Trump — o BuzzFeed reuniu todas as manifestações de empresas tecnológicas aqui.

Publicidade

Agora, fica a esperança para que o presidente americano reverta a situação o quanto antes. Trump afirma que a raiz do problema está na ineficiência do lado Democrata no Congresso Americano, que o impede de passar uma nova legislação para imigrantes mexicanos e obriga a aplicação dessas regras linha-dura; ainda assim, acredita-se que, após a comoção mundial, Trump assine uma decreto que permita às crianças ficarem com seus pais enquanto suas situações não são resolvidas.

Esperamos que assim seja.

via The Verge

Atualização 20/06/2018 às 17:30

E assim foi: o presidente Trump assinou hoje à tarde uma ordem executiva suspendendo a separação de pais e filhos detidos tentando cruzar a fronteira EUA-México ilegalmente.

Publicidade

O decreto continua atribuindo ao Congresso (ou, mais precisamente, aos Democratas) a culpa pela desconfortável situação, mas estabelece que as famílias devem permanecer juntas no processo de detenção temporária que antecede o julgamento por entrada ilegal no país.

Publicidade

Agora, os EUA ficam no aguardo de uma nova lei imigratória que, com sorte, acabará com o problema de uma vez por todas — ou ao menos é o que se espera.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Angela Ahrendts defende que lojas físicas devem servir um propósito maior do que vender

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: PodCruncher, aTimeLogger 2, iTracking e mais!

Posts Relacionados