Organização promete transformar o iPhone em uma chave digital para veículos

O Car Connectivity Consortium (CCC) é uma organização entre executivos de várias empresas que tem como objetivo criar produtos e serviços que viabilizam a conectividade entre dispositivos móveis e veículos. Entre as empresas associadas estão a Apple, a Samsung, a Audi, a BMW e muitas outras.

A CCC publicou hoje as especificações do projeto “Digital Key”, um padrão que irá permitir aos motoristas baixar uma chave digital em seus smartphones para destravar e até mesmo dar a partida em seus veículos — desde que esses sejam de alguma das marcas membras da organização.

Segundo as especificações divulgadas, o padrão é uma solução para a conectividade entre carro e dispositivo pessoal que pretende unificar ainda mais a experiência do usuário.

A Digital Key é uma solução nova e revolucionária para o setor automotivo. Várias montadoras e fornecedores de handsets já desenvolveram tecnologias similares à Digital Key, mas sem a união entre essas empresas o mercado se fragmenta e quem perde com isso é o usuário. O Car Connectivity Consortium desempenha um papel importante reunindo montadoras e fabricantes de smartphones para desenvolver um serviço importante, como a Digital Key, para a indústria automotiva.

Ainda que esteja na primeira versão, o padrão irá fornecer um método de implantação que possibilita os donos de veículos transferir com segurança uma chave digital para o seu dispositivo móvel, a partir da tecnologia NFC1. Como a atuação dessa tecnologia é limitada pela proximidade do dispositivo com o sensor de autenticação, o CCC garante que o serviço irá seguir com altos padrões de segurança.

Segundo a organização, o serviço será ideal para vários públicos, desde o usuário mais simples até para empresas de locação de veículos.

  • Donos de veículos: mais segurança e facilidade na hora de utilizar o veículo;
  • Empresas de locação: amplie a privacidade e a flexibilidade, gerencie com eficiência locações, crie novos modelos de negócios;
  • Compartilhamento de veículos: transfira chaves com segurança, agilize o gerenciamento de veículos e impulsione novas oportunidades;
  • Gerenciamento de frotas: otimize o gerenciamento de frotas por meio de chaves digitais através dos dispositivos móveis.

Dado o grande interesse das fabricantes de automóveis e smartphones, bem como de outras empresas que participam da cadeia de produção, o CCC já começou a trabalhar na segunda especificação para o padrão. Esta contará com a colaboração de ainda mais empresas, incluindo Apple, Audi, BMW, Hyundai, LG, Panasonic, Samsung e Volkswagen, entre outros membros centrais.

Será que, em um futuro próximo, não usaremos mais chaves e vamos precisar apenas do celular para andar com um veículo? Veremos. 😛

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários