O melhor pedaço da Maçã.

Nostalgia: o primeiro iPod – e sua história

Continuamos aqui as homenagens ao aniversariante do mês, o iPod. O iPod completou ontem seus 6 anos de criação, evoluiu muito desde 2001, o conturbado ano em que foi apresentado ao público pela primeira vez. Tente imaginar como deve ter sido complicado lançar um produto revolucionário apenas algumas semanas após o trágico dia 11 de setembro que todos nós lembraremos para sempre.

Publicidade

Mas o iPod vingou. Inicialmente era uma exclusividade para usuários de Macs, depois ganhou novos descendentes, e foi lançado também para PCs. Ganhou tela colorida, novas funcionalidades como fotos, jogos e player de vídeo. Chegou ao ponto de fazer parte de um celular igualmente revolucionário, e agora temos iPods com tela sensível ao toque e com internet! É o produto que mais tem acessórios, e o que mais serviu de inspiração para concorrentes e até mesmo clones. Nunca deixou de ser líder de mercado.

Vejam aqui o primeiro vídeo promocional do iPod, apresentado por Philip Schiller e pelo designer que deu forma a esta maravilha, Jonathan Ive. O vídeo conta também com a participação de artistas famosos como Moby, Seal e Steve Harwell (Smash Mouth).

Publicidade

Ainda sinto falta da conexão FireWire e toda a velocidade na transferência das música que isto proporcionava… Mas como FireWire era uma novidade quase que exclusiva da Apple, foi preciso optar por regredir para o padrão USB e então foram lançados os iPods que poderiam ser usados por usuários de PCs também. (Acha que eu tenho raiva de PC por causa disso? Não, imagina!… Grrr!) FireWire já era uma tecnologia presente em todos os Macs desde aquela época, mas não era muito comum nos PCs, e até hoje é difícil encontrar alguém que use PC e que saiba o que é FireWire, infelizmente. Primeiro os iPods usavam FireWire, e era possível até usar os iPods realmente como um HD externo, até mesmo iniciar o Mac com o OS X rodando direto do iPod! Mas depois vieram os iPods com USB também, até que os iPods perderam o FireWire. Mas foi um mal que veio para o bem, de certo modo. Ao entrar para o mundo dos usuários de PCs, o resultado foi que o iPod finalmente estourou no mercado, tornou-se um ícone pop, virou um sucesso em todo o mundo, e em abril de 2007 atingiu a marca de 100.000.000 de unidades vendidas.

E vejam também o primeiro comercial do iPod, que tenta explicar o que é o iPod: mil músicas, no seu bolso.

Publicidade

A seguir, uma série de links para informações sobre os iPods e sua história:

  • Veja este (não muito atual) documentário bacana sobre a história do iPod, produzido pelo Discovery Channel.
  • Aqui você pode ver fotos de vários iPods, desde a primeira geração, inclusive o iPod da HP (Da HP? Sim!) neste artigo do Engadget. E aqui também, pelo iLounge.
  • E aqui também tem algumas fotos, em um artigo em português sobre a história do iPod.
  • Conheça algumas caixas dos iPods mais antigos aqui neste link.
  • Sempre vale a pena dar uma olhada na Wikipédia, sobre a história detalhada do iPod e veja também o gráfico temporal de todas as gerações dos iPods aqui, aqui para o modelo clássico e aqui também para os modelos pequenos.
  • E o mais recente, o comercial do iPod touch que somente foi exibido durante a apresentação da nova geração de iPods em setembro de 2007.

Vai levar um dia inteiro pra ver tudo isso, mas o iPod merece! Parabéns, iPod! Continue evoluindo!

Imagina como ele será daqui a mais 6 anos! Alguém arrisca um palpite?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Feliz aniversário, iPod!

Próx. Post

Gmail agora compatível com IMAP, pode ser acessado via iPhone

Posts Relacionados