O melhor pedaço da Maçã.
eGPU Blackmagic

Apple lança nova eGPU em parceria com a Blackmagic

Ainda que o anúncio dos novos modelos do MacBook Pro — equipados com a oitava geração de processadores da Intel e até 32GB de RAM — seja a grande novidade do dia, ela não foi a única. Além da atualização da linha de computadores, a Apple lançou uma nova eGPU1External graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico externa. em parceria com a empresa Blackmagic.

Publicidade

eGPU Blackmagic

A eGPU Blackmagic conta com um processador gráfico Radeon Pro 580 com 8GB de memória, duas portas Thunderbolt 3, quatro portas USB-A 3.1 e uma porta HDMI 2.0.

A Blackmagic eGPU inclui um processador gráfico Radeon Pro 580 que acelera aplicativos profissionais, como o DaVinci Resolve, e torna jogos 3D e VR muito mais realísticos, além de possibilitar a reprodução em taxas de quadros mais elevadas. Esta estação de encaixe alimenta e recarrega o seu laptop, oferecendo também suporte para a conexão de dois monitores extras via HDMI e Thunderbolt 3, e ainda quatro portas USB 3.1 adicionais para dispositivos, como teclados, mice e outros periféricos!

Com relação à entrada de HDMI, as informações técnicas indicam que a eGPU é compatível com resoluções de tela UHD e de até 4K a 60qps. Contudo, a Apple informa que o dispositivo também é compatível com o display UltraFine 5K da LG.

eGPU Blackmagic

Segundo informações divulgadas pela Macworld, a eGPU pode oferecer um desempenho 2,8x maior para o processamento do novo MacBook Pro de 15 polegadas, equipados com uma GPU Radeon Pro com 4GB. Com relação ao novo MacBook Pro de 13 polegadas, o salto é mais dramático: 8x maior se comparado aos gráficos integrados Intel Iris Plus 655.

eGPU Blackmagic

A eGPU Blackmagic foi desenvolvida especialmente para operar em ambientes que exigem baixo nível de ruído. Graças ao sistema de resfriamento, ela executa operações de maneira extremamente silenciosa, podendo atingir até 18dB. Essa característica, por si só, pode tornar a eGPU Blackmagic atraente aos olhos de editores de vídeo, de áudio ou qualquer outro profissional que exija um espaço de trabalho silencioso.

Publicidade

A Apple passou a oferecer suporte a GPUs externas com o macOS High Sierra, no entanto foi apenas com a versão 10.13.4 que a empresa oficializou o suporte para esses dispositivos. Entre os Macs que suportam as eGPUs, estão os MacBooks Pro de 2016 ou mais recentes, iMacs de 2017 ou mais recentes, e o iMac Pro.

A eGPU Blackmagic está disponível apenas na loja online americana da Apple, por US$700 — no Brasil ela (ainda?) não deu as caras. Nas lojas físicas da Maçã, a GPU externa estará disponível a partir do dia 16 deste mês — pelo menos nos EUA.

Notas de rodapé

  • 1
    External graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico externa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple descontinua o MacBook Pro de 2015 e seu serviço de impressão

Próx. Post

Renders mostram como deverá ser o “Apple Watch Series 4” com tela maior

Posts Relacionados