O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
App Store no iPhone X

A maioria dos usuários de iOS não gosta de assinaturas em apps

As lojas de aplicativos servem, além do uso esperado delas, para empresas de pesquisa e análise estudarem as principais características desse mercado bilionário, no qual o foco, obviamente, são as duas maiores lojas da atualidade: a App Store, da Apple, e o Google Play, do… bom, vocês sabem de quem.

Publicidade

Recentemente, comentamos que a App Store continua gerando o dobro em receita se comparado ao Google Play. Pois de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Creative Strategies e divulgada pelo Tech.pinions, a loja de aplicativos da Maçã também é destaque em navegação. Segundo os resultados do relatório, 20% dos usuários do iOS navegam diariamente na App Store, enquanto que 32% o fazem semanalmente. Com relação ao Google Play, 9% dos usuários do Android disseram que navegam pela loja diariamente e outros 21% cerca de uma vez por semana.

Ainda de acordo com a pesquisa, a ferramenta de busca da App Store não é a mais utilizada pelos usuários para descobrir e baixar novos aplicativos. Ainda que esse dado seja novo, ele não representa uma surpresa, já que desde o lançamento do novo visual da App Store a navegação tem aumentado como forma principal de descobrir novos apps.

Quando se trata de comprar ou não um app, a pesquisa apontou que 38% dos usuários do iOS confiam mais nos releases (informações do app fornecidas pelo desenvolvedor) do que nos comentários e nas avaliações de outras pessoas. Enquanto isso, 44% dos clientes do Google Play citaram as opiniões dos usuários como o motivo principal para a decisão.

Publicidade

Como não poderia faltar, por fim a pesquisa tratou dos hábitos de consumo dos usuários das duas lojas de aplicativos e comprovou o óbvio: donos de dispositivos iOS gastam mais com aplicativos pagos e assinaturas do que os proprietários de smartphones/tablets com Android. Mais especificamente, 45% para a App Store e 19% para o Google Play.

Ainda assim, tanto os usuários de iOS quanto de Android disseram não se importar com as compras internas (In-App Purchases) nos aplicativos, entre os quais 56% dos clientes da App Store e 64% do Google Play afirmaram que “não se sentem enganados ao efetuar uma compra interna ou assinatura de um app”.

Entre os resultados apontados pelo relatório, aquele que eu julgo ser o mais importante refere-se à insatisfação dos usuários em iniciar uma assinatura para utilizar um recurso que poderia ser desbloqueado a partir de uma compra interna, por exemplo. Na pesquisa, 54% dos usuários do iOS e 47% do Android responderam que prefeririam efetuar um pagamento único em vez de iniciar uma assinatura interna.

Publicidade

A Creative Strategies entrevistou cerca de 800 proprietários de smartphones nos Estados Unidos para a pesquisa. Será que, se ela fosse feita no Brasil, os resultados seriam semelhantes? Vocês nos dizem!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eis um compilado com as últimas mudanças visíveis nas betas do iOS 12, do watchOS 5 do macOS Mojave 10.14

Próx. Post

Apple propõe novo projeto para loja em Melbourne e vai finalmente chegar ao centro de Los Angeles

Posts Relacionados