As lojas de aplicativos servem, além do uso esperado delas, para empresas de pesquisa e análise estudarem as principais características desse mercado bilionário, no qual o foco, obviamente, são as duas maiores lojas da atualidade: a App Store, da Apple, e o Google Play, do… bom, vocês sabem de quem.
Recentemente, comentamos que a App Store continua gerando o dobro em receita se comparado ao Google Play. Pois de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Creative Strategies e divulgada pelo Tech.pinions, a loja de aplicativos da Maçã também é destaque em navegação. Segundo os resultados do relatório, 20% dos usuários do iOS navegam diariamente na App Store, enquanto que 32% o fazem semanalmente. Com relação ao Google Play, 9% dos usuários do Android disseram que navegam pela loja diariamente e outros 21% cerca de uma vez por semana.
Ainda de acordo com a pesquisa, a ferramenta de busca da App Store não é a mais utilizada pelos usuários para descobrir e baixar novos aplicativos. Ainda que esse dado seja novo, ele não representa uma surpresa, já que desde o lançamento do novo visual da App Store a navegação tem aumentado como forma principal de descobrir novos apps.
Quando se trata de comprar ou não um app, a pesquisa apontou que 38% dos usuários do iOS confiam mais nos releases (informações do app fornecidas pelo desenvolvedor) do que nos comentários e nas avaliações de outras pessoas. Enquanto isso, 44% dos clientes do Google Play citaram as opiniões dos usuários como o motivo principal para a decisão.
Como não poderia faltar, por fim a pesquisa tratou dos hábitos de consumo dos usuários das duas lojas de aplicativos e comprovou o óbvio: donos de dispositivos iOS gastam mais com aplicativos pagos e assinaturas do que os proprietários de smartphones/tablets com Android. Mais especificamente, 45% para a App Store e 19% para o Google Play.
Ainda assim, tanto os usuários de iOS quanto de Android disseram não se importar com as compras internas (In-App Purchases) nos aplicativos, entre os quais 56% dos clientes da App Store e 64% do Google Play afirmaram que “não se sentem enganados ao efetuar uma compra interna ou assinatura de um app”.
Entre os resultados apontados pelo relatório, aquele que eu julgo ser o mais importante refere-se à insatisfação dos usuários em iniciar uma assinatura para utilizar um recurso que poderia ser desbloqueado a partir de uma compra interna, por exemplo. Na pesquisa, 54% dos usuários do iOS e 47% do Android responderam que prefeririam efetuar um pagamento único em vez de iniciar uma assinatura interna.
A Creative Strategies entrevistou cerca de 800 proprietários de smartphones nos Estados Unidos para a pesquisa. Será que, se ela fosse feita no Brasil, os resultados seriam semelhantes? Vocês nos dizem!
via 9to5Mac