O melhor pedaço da Maçã.

Apple propõe novo projeto para loja em Melbourne e vai finalmente chegar ao centro de Los Angeles

Novo projeto da Apple Federation Square, em Melbourne, Austrália
Novo projeto da Apple Federation Square, em Melbourne, Austrália

Os últimos dias têm sido agitados para o departamento de varejo da Apple: quatro novidades referentes às indefectíveis lojas da Maçã, em pontos deveras espalhados do planeta, surgiram nas redes. Vamos dar uma olhada nelas?

Publicidade

Melbourne

Há alguns meses, falamos aqui sobre a polêmica monumental em que a Apple se meteu ao apresentar, para a sua futura loja na Federation Square, em Melbourne (Austrália), um projeto que em nada tinha a ver com o cenário arquitetônico do local.

Novo projeto da Apple Federation Square, em Melbourne, Austrália

Apesar de a proposta original ter sido, em última instância, liberada pelos governantes locais, a Maçã preferiu manter as boas relações com os melbournianos e apresentar um projeto revisado para a loja — que contou, inclusive, com um aconselhamento de Don Bates, arquiteto que projetou boa parte dos prédios de estilo desconstrutivisto que caracterizam a Federation Square. Quem informou foi o Herald Sun.

Novo projeto da Apple Federation Square, em Melbourne, Austrália
Antes e depois
Novo projeto da Apple Federation Square, em Melbourne, Austrália
Antes e depois

O novo projeto substitui o visual “cabana de Pizza Hut + templo zen asiático” por um mais arrojado, com um teto cinza plano — que, segundo o diretor de design de varejo da Apple, BJ Siegel, será totalmente coberto por painéis solares. Além disso, a proposta renovada conta com um espaço para performances ao vivo, 500m² extras de espaço público e melhor acessibilidade para pessoas com deficiência.

Publicidade

Apesar disso, a proposta principal do projeto original permanece: “abrir” a Federation Square para o Rio Yarra, que passa exatamente no lado onde a loja estará localizada, por meio de soluções arquitetônicas que levantem a estrutura e incorporem o uso de vidro e outros materiais transparentes.

Não se sabe, ainda, qual será a recepção da população local aos novos planos. Como já dissemos, a rejeição dos melbournianos à loja da Apple vai além de uma questão puramente arquitetônica: eles acreditam que a Federation Square, considerada o coração da cidade e uma área célebre pelos museus de arte e locais de performances públicas, não é local para um espaço puramente comercial. Muita água, portanto, ainda deve rolar nesse rio — ficaremos de olho.

Estocolmo

Já se vão mais de dois anos desde que a Apple apresentou os planos iniciais para a construção da sua primeira loja na capital da Suéciaexiste uma em Täby, no condado de Estocolmo, mas não na cidade em si. Todavia, o projeto para a Kungsträdgården, uma das principais praças da cidade e cercada de construções barrocas, encontrou uma série de empecilhos ao longo do caminho; entre eles, uma certa rejeição pública muito similar à controvérsia de Melbourne descrita acima.

Projeto para loja da Apple em Estocolmo

Ao contrário do caso australiano, a Apple não alterou significativamente seu projeto inicial para a loja, que ainda conta com o mesmo estilo muito parecido ao do Centro de Visitantes do Apple Park (ou seja, vidro por todos os lados delimitado por duas “caixas” de madeira e uma cobertura côncava) — foram realizadas, entretanto, algumas alterações para melhorar ainda mais a visibilidade do parque para os pedestres.

Agora, a prefeitura de Estocolmo está iniciando um período de consulta pública oficial para saber a opinião dos moradores sobre o projeto. Desde o último dia 4 até 12 de setembro, a população local poderá enviar pareceres escritos ao órgão de planejamento urbano da cidade; além disso, 24 agências e associações suecas foram convidadas a emitirem suas opiniões sobre a loja. No dia 23 de agosto, uma reunião reunirá esses conselhos para uma discussão mais aprofundada sobre o tema.

Publicidade

Será que agora vai?

Taipei

A primeira loja na capital de Taiwan abriu há pouco mais de um ano; agora, apesar de ainda não haver nenhum anúncio oficial sobre o tema, parece que a cidade está bem próxima de receber seu segundo espaço oficial da Maçã.

Possível nova loja da Apple em Taipei, Taiwan
Projeto do Far Eastern Xinyi Shopping Mall à esquerda; construção da possível loja da Apple à direita

Um fórum de arquitetura e engenharia taiwanês postou fotos da construção do Far Eastern Xinyi Shopping Mall, um novo e gigantesco shopping center que está sendo erguido no distrito de Xinyi (o mesmo onde está localizada a Apple Taipei 101). Dentre as imagens, chamam a atenção as que mostram uma estrutura externa ao shopping, com paredes de vidro curvo e um teto côncavo que em muito lembra uma tampa de MacBook — é, se isso não for uma loja da Apple, certamente é alguma coisa que se inspirou muito na Maçã.

Todos os sinais indicam para a segunda loja da empresa em Taiwan, entretanto: a primeira delas fica num espaço interno, portanto o novo espaço poderia cumprir as ambições de Cupertino de erguer verdadeiros “espaços públicos” em todas as principais cidades do mundo, com suas áreas para apresentações, reuniões e espaços verdes. Ainda ficamos aguardando um anúncio oficial, entretanto.

Los Angeles

Encerrando essa verdadeira volta ao mundo, chegamos à indefectível cidade das estrelas. A Apple tem, naturalmente, várias lojas em LA, mas nenhuma delas na importante área do centro da cidade — pelo menos por enquanto.

Tower Theater, possível local da nova loja da Apple em Los Angeles
Tower Theater

Analisando documentos recém-registrados no Departamento de Construções e Segurança de Los Angeles, o Curbed descobriu que a Maçã está iniciando os planos para construir uma loja no Tower Theater, prédio histórico na parte sul da Broadway Street. A empresa solicitou permissão para demolir o atual mezanino do teatro e fazer reformas de caráter sísmico no prédio, que deve ter sua fachada externa preservada — o que é salutar, considerando que estamos falando de uma construção de 1927 que tem valor histórico para a era de ouro do cinema.

Certamente a loja da Maçã no centro de LA ainda deverá demorar a se concretizar — ainda não há sequer um projeto pronto para o espaço —, mas o resultado disso tudo vai ficar bem interessante. Aguardemos.

via Cult of Mac, 9to5Mac: 1, 2, 3

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A maioria dos usuários de iOS não gosta de assinaturas em apps

Próx. Post

Membrana de silicone nos novos MacBooks Pro ameniza (mas não sana) o problema do teclado

Posts Relacionados