O melhor pedaço da Maçã.
Tom Gruber, cofundador da Siri

Último cofundador da Siri a trabalhar na Apple deixa a companhia

Entre as idas e vindas de Cupertino, alguns nomes de destaque acabam aparecendo em meio às resignações ou contratações. Desta vez, quem deixou a Apple foi o especialista em inteligência artificial e um dos principais nomes do desenvolvimento da Siri, Tom Gruber.

Publicidade

Gruber é o último cofundador da Siri a deixar a Maçã e se aposentou para “perseguir interesses pessoais em fotografia e na conservação dos oceanos”, de acordo com uma notícia publicada pelo The Information1Matéria fechada para assinantes..

Gruber, junto aos desenvolvedores Dag Kittlaus e Adam Cheyer, criou a Siri originalmente como um app, lançado em 2010. A Apple a comprou pouco tempo depois e os três executivos foram para a companhia. Kittlaus deixou a Apple em 2011 e Cheyer saiu em 2012. Logo depois, a dupla se uniu novamente para criar a Viv, um novo projeto de inteligência artificial que foi adquirido pela Samsung em 2016. A gigante asiática, por sua vez, usou a Viv para criar a Bixby, sua atual assistente de IA.

Ainda de acordo com o The Information, o chefe de pesquisa Vipul Ved Prakash também deixou a Apple recentemente. Prakash entrou na Maçã em 2013, depois que ela adquiriu a empresa de pesquisa e análise Topsy, na qual ele atuou como CEO2Chief Executive Officer, ou diretor executivo.. Dois anos após comprar a Topsy, a Apple decidiu fechar a empresa.

Gruber e Prakash deixaram a Apple em um momento de reorganização da companhia, no qual as equipes da Siri e de aprendizado de máquina estão sendo agrupadas. Nesse ínterim, a Apple contratou o ex-chefe de pesquisa e IA do Google, John Giannandrea, como novo executivo dessa área.

Outros três executivos deixam a Apple na Índia

Além de Gruber, as recentes perdas da Maçã não ficaram restritas aos Estados Unidos. Na Índia, três executivos deixaram a Apple nas últimas semanas, conforme divulgado pela Bloomberg. Entre eles estão o chefe nacional de venda e distribuição de produtos, o chefe de canais comerciais/negócios e o chefe de vendas de operadoras de telecomunicações — que não tiveram seus nomes divulgados.

Publicidade

Com a saída desses executivos, a equipe indiana de vendas da Apple anunciou que está passando por uma “reestruturação”, que não seria muito bem-vinda para a companhia dada a atual dificuldade da Maçã de impulsionar as vendas de iPhone no mercado indiano.

Publicidade

Além disso, não é a primeira vez que a gigante da tecnologia perde funcionários no país. Em dezembro passado, o chefe de operações da Apple na Índia deixou a empresa, sendo substituído por Michel Coulomb, que recentemente disse estar enfrentando dificuldades no cargo, conforme divulgou o 9to5Mac.

Ex-chefe de RH da Apple entra para startup de carros autônomos

Tami Rosen, ex-diretora de recursos humanos na Apple, foi contratada como CHRO3Chief human resources officer, ou diretor(a) de recursos humanos. pela startup Luminar, que desenvolve produtos como os sensores LiDAR4Light detection and ranging radar, ou detecção de luz e alcance de radar., mapas e dispositivos de segurança para carros autônomos.

Além da Apple, Rosen trabalhou por 16 anos no grupo Goldman Sachs e recentemente ocupava o cargo de vice-presidente de pessoas na empresa Quora.

via 9to5Mac, TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Chief Executive Officer, ou diretor executivo.
  • 3
    Chief human resources officer, ou diretor(a) de recursos humanos.
  • 4
    Light detection and ranging radar, ou detecção de luz e alcance de radar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

QiPlus combina bateria externa com carregador USB triplo e superfície para carregamento sem fio

Próx. Post

Eis um compilado com as últimas mudanças visíveis nas betas do iOS 12, do watchOS 5 do macOS Mojave 10.14

Posts Relacionados