O melhor pedaço da Maçã.

Apple amplia remoção de apps desatualizados da App Store

Alguns desenvolvedores, claro, não estão gostando nada da novidade
Acquisition International
Ícone da App Store

Remover aplicativos abandonados ou com problemas graves de funcionamento da App Store não é nenhuma novidade para a Apple, mas uma nova prática anunciada pela empresa está enfurecendo alguns desenvolvedores ao redor do mundo. Como relatado pelo The Verge, a Maçã começou a distribuir comunicados, intitulados “App Improvement Notice” (“Aviso de Melhoria de Apps”), ameaçando de remoção aplicativos antigos que não sejam atualizados em 30 dias.

Publicidade

O aviso da Maçã, enviado a desenvolvedores acerca de apps selecionados, atesta que o software em questão “não é atualizado há muito tempo” e será removido da App Store em um mês caso o responsável não envie uma atualização nesse período.

Ainda não está claro quanto é este “muito tempo” citado pela empresa nas mensagens, mas em alguns casos, aplicativos com cerca de dois anos sem atualizações já foram notificados sobre a possível remoção. Vale notar que, no caso de uma remoção, os apps permanecerão nos dispositivos das pessoas que já os baixaram, mas não poderão mais ser encontrados na App Store ou baixados por novos usuários.

A iniciativa, claro, foi recebida com bastante contrariedade no universo dos desenvolvedores. Robert Kabwe, da Protopop Games, disse estar “enojado” com o email, que ameaça remover seu jogo Motivoto — atualizado há cerca de três anos e ainda plenamente funcional — caso nenhuma atualização seja enviada dentro de 30 dias.

Estou enojado. A Apple acabou de me mandar um email dizendo que vai remover meu jogo gratuito Motivoto porque ele tem mais de dois anos de atualizado.
É parte do sistema de melhoria de apps deles.
Isso não é nada legal. Jogos de console do ano 2000 ainda são vendidos.
Essa é uma barreira injusta para desenvolvedores independentes.

Segundo Kabwe, a iniciativa da Apple é injusta para desenvolvedores pequenos ou independentes, que precisam dedicar suas energias à criação de novos aplicativos em vez de continuar atualizando apps/jogos antigos cujo funcionamento não apresenta quaisquer problemas.

Publicidade

O sentimento foi ecoado pela desenvolvedora Emilia Lazer-Walker, que hoje trabalha na Microsoft:

A @Apple removerá alguns dos meus jogos antigos porque eles “não foram atualizados num período significativo”.
Jogos podem existir como objetos finalizados! Estes projetos gratuitos não se adequam a um modelo de atualizações ou de serviço contínuo — eles são obras de arte terminadas anos atrás.

Outros desenvolvedores insatisfeitos também manifestaram sua contrariedade em resposta aos tweets de Kabwe e Lazer-Walker — todos eles com apps (principalmente jogos) ainda perfeitamente funcionais, mas que deverão sumir da App Store em breve por simples falta de tempo e recursos para mantê-los atualizados.

Publicidade

Como citado acima, a prática da Apple de remover apps abandonados ou muito antigos não é nova: em uma página de suporte, a empresa atesta com todas as letras que realiza um processo contínuo de avaliação de aplicativos, removendo aqueles que “não funcionam como esperado, não seguem as diretrizes atuais ou estão desatualizados”. Não se sabe, ainda, se essa nova empreitada de remoção de apps representa uma mudança nos parâmetros desse programa.

Do outro lado do muro, o Google aplica práticas parecidas, porém mais flexíveis: a empresa anunciou recentemente aos desenvolvedores da Play Store que começaria a reduzir a visibilidade de apps antigos, com mais de dois anos sem atualizações. Os desenvolvedores, entretanto, têm até novembro próximo para atualizar os apps em questão, e podem solicitar uma extensão de seis meses para esse prazo caso necessário.

O fato é que, bom, a bruxa está solta — e, se você caiu no pente fino da Maçã, é bom correr para manter seus apps na loja.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Como foi usar a conta e o cartão da Nomad em uma viagem para os Estados Unidos

Próx. Post

Apple teria aumentado bem os pedidos de iPhones 13 Pro [Max]

Posts Relacionados