WhatsApp lança teste para limitar o encaminhamento de mensagens

O WhatsApp continua trabalhando para reduzir a disseminação de notícias falsas (fake news) por meio do seu aplicativo. Recentemente, a empresa liberou uma atualização na qual o app passou a indicar quando uma mensagem foi recebida por encaminhamento, e agora anunciou que vai limitar o número de mensagens encaminhadas para todos os usuários do mensageiro.

O anúncio foi feito no blog oficial da empresa, no qual o Facebook (dono do WhatsApp) divulgou que está lançando um teste para limitar o alcance do encaminhamento de mensagens dentro do serviço. O limite será ainda mais reduzido na Índia, onde há o maior movimento de troca de informações.

Hoje, estamos lançando um teste para limitar o encaminhamento de mensagens, que será aplicado a todos que usam o WhatsApp. Na Índia, onde as pessoas enviam mais mensagens, fotos e vídeos do que qualquer outro país do mundo, também testamos um limite inferior a cinco chats de uma vez e removemos o botão de encaminhamento rápido ao lado de mensagens de mídia.

A remoção do botão de compartilhamento rápido deverá ocorrer apenas na Índia, conforme divulgado pelo Recode. Ademais, clientes do WhatsApp fora do país asiático agora podem encaminhar mensagens para até 20 conversas.

Ainda de acordo com o Recode, um porta-voz do WhatsApp disse ao site que essa medida, junto a outras tomadas anteriormente, foram feitas após mais uma morte registrada na Índia, a 17º no último ano envolvendo notícias falsas, conforme divulgado pelo TechCrunch.

Estamos horrorizados com a violência na Índia e anunciamos várias alterações de produtos diferentes para ajudar a resolver esses problemas. É um desafio que requer uma ação da sociedade, do governo e das empresas de tecnologia.

Obviamente, limitar o número de pessoas que podem encaminhar e receber mensagens encaminhadas não irá resolver o problema, mas o WhatsApp espera que isso diminua o impacto viral de notícias falsas nas redes sociais.

O WhatsApp implementou o recurso de encaminhar uma mensagem para múltiplas conversas de uma só vez em 2016, sendo que uma pessoa poderia encaminhar qualquer tipo de conteúdo para mais de 250 conversas. A empresa não indicou uma data em que os testes devem ocorrer, mas é provável que já nos próximos dias acompanharemos as mudanças anunciadas.


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.19.71 (155.7 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Posts relacionados

Comentários