Como solucionar o problema das fotos não enviadas na Fototeca do iCloud

A Fototeca do iCloud é um daqueles recursos que ninguém nunca entenderá por completo — nós até temos um post explicando a proposta básica e alguns recursos da ferramenta, mas, sendo bem sincero, duvido que até mesmo algum engenheiro da Apple consiga explicar com total clareza o seu funcionamento até as últimas consequências.

Sendo assim, nós poderíamos simplesmente relaxar e deixar que a Fototeca fizesse seu trabalho — que, basicamente, é sincronizar nossas fotos entre todos os dispositivos. Certo? Não, não tão certo: a ferramenta é particularmente suscetível a erros e falhas aqui e acolá; como nós não sabemos muito bem com o que estamos lidando, ficamos a ver navios, sem uma solução óbvia ou coisa do tipo.

Bom, para tentar ao menos ajudar nessas situações, vamos falar de um erro muito comum entre os usuários que sincronizam seus registros pela Fototeca do iCloud: a mensagem “Não Pôde Enviar”, que aparece quando uma quantidade de imagens ou vídeos no seu Mac não puderam ser exportados para a nuvem.

Antes de realizar os passos a seguir, confira se a imagem ou o vídeo em questão está dentro dos formatos aceitos pela Fototeca do iCloud — no caso das fotos, elas podem ser dos formatos HEIF, JPEG, RAW, PNG, GIF e TIFF, enquanto vídeos só podem ser do formato MP4. Se você não tem certeza da extensão do seu arquivo, basta clicar nele com o botão direito e clicar em “Obter Informações”.

Conferida essa informação básica, você pode seguir os passos a seguir para “forçar” o upload das fotos e vídeos à sua Fototeca:

  1. No aplicativo Fotos, no Mac, vá em Arquivo » Novo Álbum Inteligente…;
  2. No campo do nome, digite “Não Pôde Enviar” e escolha as seguintes opções para os campos abaixo: “Foto”, “é” e “não pôde ser enviada para a Fototeca do iCloud”; depois, clique em “OK”;

    Criando álbum inteligente

  3. Na barra lateral, selecione o álbum recém-criado; suas fotos e vídeos não-enviados estarão lá. Tecle A para selecionar tudo e vá em Arquivo » Exportar » Exportar Original Não Modificado de "x" itens;
  4. Deixe o campo “Exportar Original” desmarcado e, nos campos dentro de “Nomeação de Arquivos”, selecione as suas preferências — você pode deixar os nomes dos arquivos intactos ou nomeá-los com uma numeração, por exemplo;
  5. Clique em “Exportar” e selecione a pasta do sistema que você deseja colocar (temporariamente) os arquivos;
  6. Ainda no álbum inteligente, tecle A novamente para selecionar todos os arquivos e os apague da sua Fototeca clicando com o botão direito em qualquer foto e selecionando “Apagar "x" itens”;
  7. Vá em Arquivo » Importar e navegue até a pasta onde você colocou os arquivos; selecione todos com A e clique em “Importar”.

Pronto! Assim, você “forçou” a Fototeca do iCloud a apagar esses arquivos e importá-los novamente. Agora, eles devem ser enviados corretamente à nuvem e tudo — se os astros estiverem alinhados — estará em ordem novamente. Vale notar, porém, que as edições feitas nas imagens serão perdidas já que você exportou os arquivos originais para tentar corrigir o problema do upload que não foi feito. 😉

Esperamos ter ajudado e até a próxima!

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