Autodesk encerra o suporte do Alias e do VRED para macOS

Notícia ruim para os usuários dos softwares de design industrial Alias e de prototipagem virtual VRED, ambos da Autodesk. Em nota divulgada no seu site, a empresa anunciou que está descontinuando o suporte desses softwares para macOS devido ao abandono do OpenGL1 por parte da Apple.

De acordo com a Autodesk, versões anteriores à 2019.0 do Alias continuarão rodando no macOS Sierra ou anterior. Contudo, assim que a Apple lançar o macOS Mojave, nenhuma versão do VRED será executada nesse sistema operacional. A notícia segue o anúncio feito pela Apple na WWDC18, em junho passado, de que o Mojave exigirá softwares que suportem o engine Metal e que desenvolvedores deverão atualizar seus aplicativos que usem OpenGL e OpenCL para o Metal 2.

Essa mudança permite que as equipes de desenvolvimento da Autodesk se concentrem em trazer inovações para o mercado mais rapidamente e permitir atualizações de software mais frequentes. No final, toda a comunidade Alias e VRED se beneficiará dessa abordagem simplificada.

A empresa oferece ainda algumas soluções para os clientes que utilizam esses produtos no Mac. Entre essas, é possível migrar para a versão do Windows disponível para o macOS através do utilitário Boot Camp e executar esses softwares com todas as funcionalidades e com a garantia de futuras atualizações do Alias — ainda que a Autodesk não ofereça suporte técnico para o Boot Camp.

Se o usuário não possuir um PC com Windows ou não deseje migrar para a versão Boot Camp desse sistema no Mac, a única maneira de continuar utilizando os softwares de design e edição é não sair do macOS Sierra — caso você ainda não tenha atualizado para o High Sierra — ou anterior. Se você já utiliza o High Sierra, então deverá saber que o Alias não é suportado por essa versão do macOS devido a um problema de compatibilidade.

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários