O melhor pedaço da Maçã.

Como migrar o conteúdo do seu Mac antigo para o novo

Assistente de Migração no macOS

Trocar um computador será uma tarefa necessária em algum momento. Ao mesmo tempo, isso pode ser algo complicado para algumas pessoas que não sabem como transferir fotos, vídeos, documentos e arquivos entre o velho e o novo computador, demorando horas para migrar esses dados manualmente.

Publicidade

Felizmente, o macOS conta com uma ferramenta que permite mover seu conteúdo para um novo Mac de forma simples e intuitiva, o Assistente de Migração. Com esse assistente é possível copiar documentos, apps, contas de usuário e ajustes do Mac antigo para o novo sem dificuldade.

Antes de começar, certifique-se de que ambos os Macs estejam conectados à energia e à mesma rede Wi-Fi. Em seguida, atualize o software do Mac antigo para a última versão disponível (menu Apple » App Store » Atualizações), assim como todos os aplicativos que você possa ter. Verifique também se o Mac antigo tem um nome do computador (menu Apple » Preferências do Sistema » Compartilhamento » Nome do Computador).

Se o Mac antigo estiver rodando o OS X Mountain Lion 10.8.1 ou superior, basta seguir este tutorial para utilizar o Assistente de Migração. Caso contrário, será necessário seguir as etapas de migração para as versões mais antigas do sistema operacional.

Usando o Assistente de Migração

Assistente de Migração do macOS

No novo Mac:

Publicidade
  1. No Finder, selecione Aplicativos e, em seguida, Utilitários;
  2. Abra o Assistente de Migração e clique em “Continuar”;
  3. Na janela de opções de migração, marque o botão “De um Mac, backup do Time Machine ou disco de inicialização” e clique em “Continuar”.

No Mac antigo:

Publicidade
  1. Abra o Assistente de Migração e clique em “Continuar”;
  2. Na janela de opções de migração, marque o botão “Para outro Mac” e clique em “Continuar”.

De volta ao novo Mac, quando o Assistente de Migração solicitar que você selecione um Mac, um backup do Time Machine ou outro disco de inicialização, selecione a opção que reúne as informações mais recentes do seu Mac antigo. Geralmente, é recomendado escolher um Mac caso você não tenha um backup do Time Machine.

Assistente de Migração do macOS: backup

Caso você tenha selecionado um Mac, pode ser que um código de segurança seja exibido na tela de ambos os computadores. Verifique se o código é o mesmo e clique em “Continuar”. Se você tiver escolhido um backup do Time Machine, contudo, não será exibido um código de segurança.

Transferindo os dados

No novo Mac, selecione as informações que deseja transferir para ele a partir do Assistente de Migração.

Assistente de Migração do macOS: dados

  1. Marque a caixa lateral para selecionar as pastas e os arquivos;
  2. Clique em “Continuar” para iniciar a transferência.

O tempo estimado para o processo finalizar dependerá de quanto conteúdo será transferido e pode levar algumas boas horas. Uma boa ideia é iniciar esse processo à noite, antes de dormir, e deixar a coisa rolando durante a madrugada.

Publicidade

É importante notar que, se você for transferir uma conta que possua o mesmo nome do novo Mac, precisará renomear a conta antiga ou substituir a conta no novo Mac. Explico: se você renomear a conta antiga (no Mac antigo), ela será exibida como um usuário separado no novo Mac, com uma pasta e login separados. Se você optar por substituir a conta do novo Mac pela antiga, todo o conteúdo da conta antiga será transferido para o novo Mac substituindo as informações que você já possa ter armazenadas.

Após o fim do processo de migração, inicie a sessão no novo Mac com a conta migrada para visualizar os arquivos transferidos.

·   •   ·

Este tutorial lhe ajudou? Caso você esteja saindo de um PC com Windows, confira esse outro artigo. Se precisar de ajuda sobre outros recursos do iOS, do macOS, do watchOS ou do tvOS, veja a nossa seleção de tutoriais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM Responde: como migrar sua Fototeca do iCloud para o armazenamento local ou para o Google Photos?

Próx. Post

Como migrar o conteúdo do seu PC antigo para o Mac novo

Posts Relacionados