O melhor pedaço da Maçã.
Apple Store - Zorlu Center, na Turquia

Presidente turco defende boicote ao iPhone em meio a guerra comercial com os EUA

Aparentemente, Donald Trump não é o único presidente (ou, no caso, futuro presidente) a clamar pelo boicote de produtos da Apple. O chefe de estado da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, é mais um que entra para a lista — embora por razões bem diferentes.

Publicidade

Falando numa reunião do comitê central do seu partido, em Ancara, Erdoğan defendeu que os turcos como um todo iniciassem um boicote em relação a produtos importados dos Estados Unidos, citando o iPhone nominalmente e declarando: “Se eles têm iPhones, há a Samsung do outro lado e nós mesmos temos o Venus” — em referência ao smartphone da fabricante local Vestel, produzido na própria Turquia. O presidente defendeu também que a população vendesse moedas estrangeiras e passasse a consumir apenas produtos fabricados localmente, como uma forma de fortalecer a economia do país de forma independente.

A fala de Erdoğan não vem por acaso: a Turquia atravessa um momento difícil, economicamente falando, e a lira turca perdeu quase 40% do seu valor em relação ao dólar desde janeiro. Segundo o presidente e seu partido, o momento de instabilidade é causado principalmente por sanções impostas pelo governo americano, que impôs o aumento de tarifas sobre metais exportados do país eurasiático.

É bom notar que essa guerra comercial começou por conta de um episódio que nada tem a ver com economia, quando Trump prometeu uma retaliação depois que o governo turco negou liberdade a um pastor americano detido no país sob acusações de terrorismo e espionagem. Aparentemente, a tal da retaliação surtiu efeito — o que expõe a perigosa dependência da economia turca a mercados externos — e a lira começou a perder valor com mais força nesta semana.

Publicidade

Ainda não se sabe quais os efeitos práticos da fala de Erdoğan — até o momento, o governo turco não se pronunciou sobre um possível banimento ou aumento de tarifas sobre iPhones e produtos importados dos EUA. O fato é que a “resposta” surtiu efeito e, ao menos nas últimas horas, a lira turca viu seu valor manter-se estável.

A Apple, do seu lado, naturalmente não se pronunciou, mas um boicote da Turquia aos seus produtos não parece ser algo que esteja nos planos de Cupertino. O iPhone tem cerca de 15% do mercado de smartphones no país de quase 80 milhões de pessoas — ou seja, não estamos falando de um mercado descartável para a Maçã, que tem duas lojas oficiais (incluindo a belíssima Apple Zorlu Center, da foto no topo desta matéria) em Istambul.

Vamos ver no que essa história toda vai dar…

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quais os cartões aceitos pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil no Apple Pay?

Próx. Post

Novo estojo dos AirPods deverá ser compatível com qualquer carregador Qi

Posts Relacionados