O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o gigantesco data center da Apple no Arizona

Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA

Nós conhecemos muito bem a face pública dos espaços físicos da Apple — o Apple Park, as lojas, os escritórios, os outros campi ao redor do mundo e assim por diante. Um aspecto muito pouco registrado da presença da Maçã neste nosso planetinha, entretanto, são seus data centers, as gigantescas fazendas de servidores onde “vivem” os serviços da empresa.

Publicidade

Claro, há várias razões para esse mistério: primeiramente, abrir as portas de uma instalação dessas para jornalistas, fotógrafos e afins é se expor a um risco desnecessário, já que hackers podem capturar informações sobre o local e adquirir mais conhecimento de causa para possíveis planos de invasão remota. Além disso, bem, data centers são chatos por natureza — só enormes corredores com servidores e um ou outro escritório espalhado pelos cantos.

Ainda assim, o jornal The Arizona Republic visitou recentemente o gigantesco data center da Apple em Mesa, no estado do Arizona, e publicou algumas fotos bem legais do local. Vamos dar uma olhada nelas?

Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Uma das salas de servidores do data center
Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Corredores e mais corredores
Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Os famigerados servidores…

É bom lembrar que esse espaço, ao contrário de outros data centers da Apple, não foi construído pela Maçã do zero — anteriormente, ele era a sede da GT Advanced Technologies, fabricante de vidro safira que foi à falência em 2014. A Maçã reinaugurou a instalação como um centro de dados em 2016, e não informou exatamente quais são as operações armazenadas ou realizadas ali — serviços como o iMessage, o iCloud, a Siri e a App Store certamente estão entre elas, entretanto.

Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Gerente sênior de operações do complexo caminha pelos corredores
Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Bombas de água para o gigantesco sistema de resfriamento do data center
Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA
Os enormes canos que levam essa água para os servidores

A Apple tem planos de instalar um complexo de painéis solares no estacionamento da instalação, para que possa gerar energia limpa para o data center por conta própria — atualmente, a Maçã tem um contrato com a Salt River Project para fornecer eletricidade ao espaço.

Publicidade

Muito bacana, não?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App TV da Apple ganha integração com mais serviços no Brasil

Próx. Post

Rumor: suporte ao Apple Pencil será exclusivo dos novos iPhones OLED

Posts Relacionados