Rumor: suporte ao Apple Pencil será exclusivo dos novos iPhones OLED

Nesta semana, nós informamos que, além da possibilidade de os iPhones lançados em 2018 contarem com opções de armazenamento de até 512GB, eles também poderão trazer suporte ao Apple Pencil. O rumor foi levantado pela TrendForce, que não especificou em quais modelos poderemos poderiam contar com essa novidade.

Agora, citando pessoas dentro da indústria, o taiwanês Economic Daily News informou [Google Tradutor] que tal suporte ao Apple Pencil virá nos modelos com telas OLED1, ou seja, no sucessor do iPhone X (modelo com tela de 5,8″) e no tão aguardado “iPhone X Plus” (com tela de 6,5″) — ficaria de fora, portanto, o novo modelo intermediário, com tela LCD2 de 6,1″.

Caso o rumor se concretize, esta seria a primeira vez em que iPhones contariam com suporte ao acessório. Resta saber se a empresa aproveitaria a oportunidade para apresentar também um novo Apple Pencil (o modelo atual, vale lembrar, foi lançado em 2015).

Polêmica

Quando temos Apple Pencil e iPhone numa mesma frase, muitos críticos trazem à tona a famosa frase de Steve Jobs proferida na apresentação do smartphone, em 2007: “Quem quer uma stylus?”

Um pouco de contexto, porém, não faz mal a ninguém. Na apresentação do iPhone original, o falecido CEO da Apple desdenhou da stylus como forma primordial de interação com o aparelho. Na visão dele (que se mostrou corretíssima), ninguém deveria ter/precisar de uma stylus para, por exemplo, realizar uma ligação, fazer uma busca, pedir uma comida, jogar… A forma correta, mais simples e intuitiva seria fazer isso tudo com a ponta dos dedos (lembre-se de que estávamos em 2007 e isso estava longe de ser uma realidade na época).

Uma stylus, é claro, tem o seu valor para profissionais da área criativa que precisam de um acessório assim para desenhar ou para realizar qualquer outra tarefa com um nível de detalhe impossível de se fazer com as pontas dos dedos.

Ao oferecer suporte ao Apple Pencil no iPhone, a Maçã estaria simplesmente ampliando o leque de opções para tais profissionais — que agora, além dos iPads Pro e do iPad de 9,7″, poderiam trabalhar também num iPhone. É o dispositivo mais confortável para executar tal tarefa? Dificilmente. Mas isso não quer dizer que ele não possa quebrar um galho aqui, outro ali.

Fazendo uma analogia, é como termos uma bela câmera no iPad. É consenso que é muito mais interessante utilizar o iPhone para fotografar do que o iPad, mas nem por isso a Apple deixou de colocar uma boa câmera no tablet para quem quer andar por aí com uma tábua de 10-13″ fotografando as coisas. A mesmíssima coisa vale para a possibilidade de desenhar e criar coisas com o Apple Pencil no iPhone? Não é o ideal, mas não tenho dúvidas de que, assim como vemos muitas pessoas utilizando o iPad como câmera, veremos artistas e profissionais do ramo aproveitando aquele momento que o iPad está longe para terminar, retocar ou começar um trabalho.

No mais, não faz absolutamente mal nenhum ter suporte ao Apple Pencil no iPhone; para quem não usa/não tem interesse nisso, o smartphone continuará funcionando como hoje. 😊


Apple Pencil

Apple Pencil

de Apple

Preço à vista: R$ 656,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 60,75
Lançamento: setembro de 2015

Botão - Comprar agora

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários