Como tirar o máximo proveito das atividades, metas e conquistas do Apple Watch

O Apple Watch está cada vez mais agarrado à sua imagem de central de saúde e bem-estar no ecossistema da Apple, e parte disso tem a ver com o empenho total da Apple em fazer do watchOS uma plataforma completa e, digamos, holística no que diz respeito ao monitoramento das suas atividades.

Anéis de atividade no Apple Watch

Dentro dessa lógica, alguns elementos se destacam: o app Atividade (Activity), com os famigerados anéis que mostram o avanço nas suas atividades físicas em três aspectos, as metas que você pode configurar dentro desse mesmo aplicativo e, por fim, as conquistas que lhe premiam com distintivos especiais em eventos ou dias importantes caso você cumpra determinadas tarefas pré-estabelecidas.

Abaixo, vamos destrinchar um pouco mais cada um desses elementos para que você utilize seu Apple Watch da melhor forma possível e permita que ele lhe ajude ainda mais a alcançar uma vida mais saudável. Vamos lá?

Os anéis de Atividade

Se você já se deparou com aqueles três anéis coloridos e não sabe o que diabos cada um deles significa, essa é a chance de mudar isso. O maior deles, rosado, se refere ao movimento, ou seja, quantas calorias ativas você gastou no dia até o momento com base nos seus passos, ritmo e exercícios. É possível alterar sua meta diária de movimento (ou seja, quantas calorias você quer gastar por dia) pressionando com firmeza a tela do app Atividade.

O círculo do meio, verde-limão, refere-se aos seus exercícios. Você pode cumprir sua meta diária fazendo 30 minutos de exercícios durante o dia, que é um tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a manutenção de uma vida saudável — até por isso, não é possível alterar essa meta; ela serve mais como um indicador de que você está fazendo o mínimo.

O círculo menor, azul claro, é o do tempo que você fica em pé. Você pode cumprir essa meta levantando-se e movimentando-se por no mínimo um minuto a cada hora por 12 horas do seu dia, o que também é uma recomendação mínima da OMS. Caso você use uma cadeira de rodas (e tiver especificado isso no sistema, naturalmente), o círculo muda para a contagem do rolar — ou seja, você deve se movimentar com a cadeira por no mínimo um minuto a cada hora por 12 horas do seu dia. Essa meta também não é ajustável e serve para lhe dar uma orientação mínima sobre as suas atividades.

Anéis de atividade no iPhone

É bom notar que você pode deslizar seus anéis para cima, no Apple Watch, para ver os detalhes de cada círculo — você poderá, então, checar seu total de passos, o tempo gasto em exercícios e o período que ficou de pé ou rolando com a cadeira de rodas ao longo do dia. O app Atividade para iPhone traz ainda um histórico — você pode ver o calendário com os anéis de todos os dias desde o início de uso da plataforma, comparando desempenhos e traçando novas metas.

Ainda no app para iPhone, é possível configurar lembretes que lhe lembrarão de ficar em pé (ou rolar sua cadeira de rodas) e completar seus exercícios diários — dessa forma, nem os dias mais atribulados passarão incólumes pela patrulha do bem-estar.

Conquistas

As conquistas são distintivos que simbolizam metas atingidas por você — ao contrário de metas configuradas pelo próprio usuário, entretanto, essas são boladas pela própria Apple e podem ser permanentes ou sazonais (como nos desafios de Ano Novo e do Orgulho LGBT, por exemplo).

Conquistas no app Atividade, no iPhone

Você pode conferir todas as conquistas que pode obter no app Atividade no iPhone, acessando a aba homônima. A plataforma leva em conta, para determinar se você cumpriu as metas estabelecidas e merece ganhar o distintivo, tanto os dados coletados pelos apps nativos do Apple Watch quanto por apps de terceiros — qualquer aplicativo que passe os dados para o Saúde também contribui para a chegada a essas metas.

Na mesma aba Conquistas, no app para iPhone, você pode checar todos os dispositivos que já ganhou — basta tocar nele e o app lhe mostrará quando você ganhou aquele prêmio e o porquê. Você pode ainda ver o verso do distintivo deslizando-o para a esquerda ou para a direita.

Conquistas especiais no Apple Watch

É bom notar que, em dias de conquistas especiais, você pode receber uma notificação no seu Apple Watch avisando da ocasião. Enquanto as conquistas normais podem ser obtidas a qualquer momento, estas só estarão disponíveis ao longo daquele dia — portanto, se você quiser aquele distintivo, tem que se esforçar para cumprir a meta em questão ao longo das próximas horas. É bem divertido!

·   •   ·

Essas foram só algumas dicas de saúde e bem-estar para você tirar o máximo proveito dos recursos do seu Apple Watch e da plataforma de saúde da Maçã. Em breve, voltaremos com mais — e vocês podem sugerir o que querem ver por aqui em seguida. Opiniões?


Apple Watch Series 2

Apple Watch Series 3

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 2.339,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 216,58
Tamanhos: 38mm ou 42mm
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2017

Botão - Comprar agora

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários