Como gerenciar os dados do app Saúde e utilizar o recurso Hora de Dormir do iPhone

Introduzidos com o iOS 8 e o iOS 10, respectivamente, o app Saúde (Health) e o recurso Hora de Dormir são algumas das várias facilidades que temos na palma das mãos para registrar e acompanhar diversos dados interessantes sobre a nossa saúde. Todos os recursos são bem fáceis de acompanhar e muitos deles não exigem aplicativos de terceiros para que sejam registrados, graças ao coprocessador de movimento presente nos iPhones mais recentes.

Apesar da simplicidade, é provável que exista por aí alguém que não entenda ou mesmo não conheça esses recursos. Nós comentamos o funcionamento do app Saúde na época em que ele foi lançado e, de lá para cá, novos recursos foram implementados. Por isso, vamos mostrar como configurar o Hora de Dormir e gerenciar os dados obtidos através do app Saúde no iPhone ou no Apple Watch.

Configurar o app Saúde e visualizar os dados do Apple Watch

As principais mudanças desde a primeira versão do app Saúde estão focadas no design. Na barra inferior (menu do app), as seções são divididas em “Hoje”, “Dados de Saúde”, “Fontes” e “Ficha Médica”.

Para começar a configuração, é necessário informar alguns dados pessoais:

  1. Abra o app Saúde;
  2. Toque na sua foto ou no ícone do seu perfil e adicione as informações requeridas.

Dados de Saúde do iOS

Como nós dissemos, o iPhone consegue registrar alguns dados de atividades de forma nativa, como os seus passos e as distâncias das suas caminhadas/corridas. Contudo, é possível adicionar dados registrados por apps de terceiros, como o “Seven — Treino de 7 Minutos”, que requer permissão do usuário para gravar as calorias queimadas e sincronizar os treinos. A Apple recomenda alguns aplicativos em cada uma das categorias da aba “Dados de Saúde”.

Para visualizá-las:

  1. Abra o app Saúde e toque na aba “Dados de Saúde”;
  2. Toque em uma das categorias (“Atividade”, “Atenção Plena”, “Nutrição” ou “Sono”);
  3. Faca o download do(s) app(s) recomendado(s) e configure-o(s).

Em seguida, é necessário ajustar para que tais apps registrem seus dados no app Saúde para que você possa monitorá-los:

  1. Abra o app Saúde e toque na aba “Fontes”;

    Fontes do app Saúde

  2. Selecione o app que você deseja incluir nos registros — se você não visualizá-lo, pode ser que ele não seja compatível com o app Saúde;
  3. Ative as categorias que você deseja monitorar.

Se você possui um Apple Watch, é possível acompanhar suas metas, dados dos seus batimentos cardíacos e outros registros no iPhone através do app Saúde. Para visualizar essas informações, abra o app Saúde e toque na aba “Dados de Saúde”:

  • Para acompanhar suas metas (“Movimento”, “Exercício” e “Ficar de Pé”), toque na categoria “Atividade”;
  • Para acompanhar dados de “Batimentos”, “Variabilidade de Batimentos” e “Pressão Arterial”, toque na categoria “Coração”.

Se o iPhone ou o Apple Watch não estiver registrando seus passos ou batimentos cardíacos no app Saúde, escolha o dispositivo em questão, depois vá em Ajustes de Privacidade » Movimento e Preparo Físico e veja se a opção “Monitorar Preparo Físico” está ativada.

Como inserir dados manualmente no app Saúde

É possível ainda informar dados que não são registrados nativamente pelo iPhone/Apple Watch no app Saúde, como a medição da temperatura corporal ou da pressão arterial:

  1. Abra o app Saúde e toque na aba “Dados de Saúde”;
  2. Toque em uma categoria, como “Vitais”;
  3. Toque em um tipo de dado, como “Pressão Arterial”;
  4. Toque no botão de mais (+) no canto superior direito da tela e informe a data, a hora e a medição;
  5. Por fim, toque em “Adicionar”.

Como usar o recuso Hora de Dormir

Para quem acha que o Hora de Dormir funciona mais como um alarme simples do que qualquer outra coisa, eu lhe convoco a experimentá-lo novamente e, dessa vez, se atentar às informações registradas pelo iPhone quando esse recuso está ativado. Através dele, é possível definir a quantidade de horas que você deseja dormir por noite e monitorar se você está conseguindo bater essa meta ou não.

Veja como configurá-lo a seguir:

  1. Abra o app Relógio e toque na aba “Hora de Dormir”;
  2. Toque em “Começar” e responda as perguntas sobre sua rotina e preferências de alarme;
  3. Toque em “Salvar”.

A partir daí, você deverá manter a consistência na hora de ir dormir e acordar para manter as barras do “Histórico de Sono” alinhadas. A Apple informa que o Hora de Dormir calcula as horas passadas na cama por meio da análise do seu movimento e uso do dispositivo.

Hora de Dormir no iOS 11

Se você quiser alterar qualquer uma das configuração feitas durante o setup inicial, basta tocar em “Opções” (no canto superior esquerdo). Para mudar o horário de acordar e dormir, utilize o relógio na tela para selecionar o melhor período “Na Cama”.

Como monitorar o “Histórico de Sono”

É possível acompanhar os dados do seu sono pelo próprio app Relógio ou então no Saúde. Se você usar o iPhone quando deveria estar dormindo, não receberá crédito por esse período; ou, se você adiar o alarme “Acordar”, o tempo que você permanecer na cama será atualizado para corresponder.

  • Relógio: toque na aba “Hora de Dormir” e veja o histórico de dados mais recentes na categoria “Análise do Sono”.
  • Saúde: toque na aba “Dados de Saúde” e, em seguida, selecione “Análise do Sono”. Para mostrar todos os dados, toque em “Todos os Dados”.

Análise de Sono no iOS 11

Além das funções oferecidas nativamente, é possível adicionar informações e dados de outros apps à “Análise do Sono” — como o aplicativo Sleep Cycle, que analisa o movimento na cama e dados das “fases do sono”.

Esses e outros dados do app Saúde são criptografados e armazenados automaticamente no iCloud. Para deixar de armazená-los na nuvem, acesse Ajustes » [seu nome] » iCloud e desative a opção Saúde.

Além dos recursos explicados neste tutorial, a “Ficha Médica” é mais uma função do app Saúde que vale muito a pena ser preenchida para casos de emergências. Saiba como editar e salvar suas informações da “Ficha Médica” nesse outro tutorial.

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O que você achou? Veja mais dicas sobre iOS, macOS, tvOS e watchOS — e muito mais — na nossa seção de tutoriais. 😉


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