O melhor pedaço da Maçã.

Agora é possível seguir hashtags no Instagram; rede poderá exibir curtidas dos seus amigos e transformar o Direct num app separado

A este ponto acho que nós podemos praticamente oficializar uma coluna semanal com novidades do Instagram, já que a rede social de fotos e vídeos do Facebook tem apresentado novos recursos fielmente a cada sete dias (basta ver os últimos posts — 1, 2, 3 — que fizemos cobrindo a plataforma).

Publicidade

Eu, como usuário da rede, não posso deixar de temer o prospecto de para onde toda essa vontade de inovar nos levará, mas o fato é que os desenvolvedores em Menlo Park estão a todo vapor bolando novidades para a plataforma e hoje não é diferente. Em um post no seu blog oficial, o Instagram anunciou que, a partir de agora, usuários poderão seguir #hashtags da mesma forma que seguem outros usuários.

O funcionamento é exatamente como você espera: ao procurar por hashtags na rede, como #cachorro ou #muralMM, um botão de “Seguir” será exibido. A partir daí, publicações selecionadas com essas marcações aparecerão no seu feed e também nas histórias. Os temas que você segue também aparecerão na lista “seguindo” que pode ser acessada no seu perfil — ou seja, seus amigos poderão ver os temas que você acompanha, então nada de selecionar hashtags… comprometedoras.

Claro que existe aqui uma boa dose de reconhecimento e filtragem de conteúdo, afinal, na teoria um usuário mal-intencionado (ou sem noção) pode marcar uma hashtag aleatória numa foto sem nada a ver com o tema. O Instagram afirma que apenas publicações relevantes, recentes e de qualidade aparecerão no seu feed, e, de qualquer forma, um botão de downvote será disponibilizado para que os usuários marquem fotos ou vídeos que não tenham gostado dentro daquele tema.

Publicidade

O novo recurso já está disponível na mais recente atualização do Instagram para iOS e Android. E aí, curtiu?

·   •   ·

Mudando das novidades concretas para testes que estão sendo feitos pela equipe do Instagram e que podem ou não tornar-se realidade num futuro próximo, temos duas notícias que podem agradar ou desagradar muitos de vocês.

Publicidade

A primeira possibilidade, como afirmou o The Verge, é a de o Instagram transformar sua seção de mensagens diretas — o chamado Direct — num aplicativo separado. A movimentação seguiria a do Facebook, que foi separando progressivamente o seu Messenger do aplicativo principal até que os dois não têm mais nada em comum.

Aplicativo Direct, do Instagram

O app Direct — que já está começando a ser disponibilizado em fase de testes em seis países, incluindo Portugal — assemelha-se ao Snapchat no sentido de ter uma câmera como tela principal; à esquerda, ficam os usuários que você segue e, à direita, as conversas. Todos os filtros, adesivos e recursos do aplicativo principal do Instagram estão disponíveis aqui, também. Apesar de já existir, não há nenhuma confirmação oficial do Facebook se o aplicativo será lançado globalmente — teremos que aguardar para ver.

Publicidade

A segunda (possível) novidade é a adição no seu feed de publicações curtidas por seus amigos. A seção, denominada “recommended for you” (recomendado para você), misturar-se-á às fotos e aos vídeos normais publicadas pelos usuários (e hashtags) que você segue e será baseada em algoritmos que identificarão conteúdos curtidos por seus contatos que podem lhe interessar.

Nova seção "recomendado para você", do Instagram
Imagem: The Verge

Claro que sempre foi possível ver posts que seus amigos curtiram pela aba “Seguindo” do menu de notificações, mas daí a colocar essas publicações no seu feed principal já é uma mudança para lá de drástica (e que está revoltando muita gente por aí). Veremos se o Instagram seguirá com a ideia ou vai descartá-la.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 322.1.0 (268.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch; The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeiros benchmarks e análises do iMac Pro concordam: esta máquina é realmente uma besta do processamento

Próx. Post

Apple atualiza o firmware de suas bases AirPort Express, AirPort Extreme e AirPort Time Capsule

Posts Relacionados