Como usar o MacBook com a tela fechada e um monitor externo, em modo clamshell

Você sabia que é possível usar o seu MacBook [Air/Pro] com a tela fechada, conectado a um monitor externo? Chamado de modo clamshell ou modo tela fechada, esta maneira de manusear o Mac é relativamente pouco conhecida entre os proprietários de notebooks da Maçã, seja ele qual modelo for. O mais interessante do modo clamshell é a possibilidade de trabalhar com a mesma eficiência com um monitor ainda maior do que a tela do Mac sem ter que mantê-lo aberto — para quem não quer ficar com duas telas lhe encarando a todo tempo, isto é.

Antes de seguir o tutorial para usar o seu Mac no modo tela fechada, é necessário verificar se você possui os seguintes itens para realizar a conexão:

  • Um adaptador de alimentação CA;
  • Um teclado e um mouse/trackpad externos, com conexão USB ou sem fio;
  • Um adaptador de USB-C para USB, se você estiver usando um mouse ou teclado USB com um MacBook (2015 e posterior) ou MacBook Pro (2016 e posterior);
  • Uma display externo ou projetor.

Tudo devidamente separado? Então vamos lá!

Como ativar o modo tela fechada

BookArc para MacBooks, da Twelve South

Certifique-se de que o Mac esteja conectado à fonte de energia antes de iniciar e siga os passos a seguir para conectar seu mouse/teclado USB ao Mac:

  1. Conecte o mouse/teclado USB ao MacBook.
  2. Com o Mac ligado e a tela aberta, conecte-o à porta adequada no monitor externo e ligue-o em seguida.
  3. Depois que a área de trabalho do Mac for exibida no monitor externo, feche a tampa do computador.

Se você estiver tentando se conectar com um mouse e teclado sem fio, siga estes passos:

  1. Verifique se o Bluetooth está ativado (Preferências do Sistema » Bluetooth, ou no ícone na Bluetooth na barra de menus).
  2. Emparelhe seu mouse e teclado sem fio com o Mac. Quando o dispositivo for emparelhado, ele aparecerá na lista de dispositivos.
  3. Nos ajustes de Bluetooth, clique em “Avançado” e verifique se a caixa de seleção “Permitir que dispositivos Bluetooth interrompam o repouso deste computador” esteja selecionada.
  4. Com o Mac ligado e a tela aberta, conecte-o à porta adequada no monitor externo e ligue-o em seguida.
  5. Depois que a área de trabalho do Mac for exibida no monitor externo, feche a tampa do computador.

Ao fechar a tampa do MacBook, é possível que o Mac apresente alguma reação — no OS X Lion 10.7 ou posteriores, o display exibirá uma tela azul e, em seguida, mostrará a Mesa (Desktop). Se o monitor externo não reconhecer o notebook, tente conectá-lo enquanto o computador estiver em repouso ou desligado, em seguida, conecte-o e desperte/inicie o Mac.

Agora, você pode usar o Mac através do monitor externo no modo tela fechada. 😀

Eu posso abrir a tampa enquanto o Mac estiver no modo tela fechada?

Se você abrir a tampa do MacBook enquanto ele estiver no modo tela fechada, duas coisas podem acontecer — e elas variam de acordo com o sistema operacional do Mac:

  • OS X Lion 10.7 e posteriores: uma tela azul piscará e, após alguns segundos/minutos, ambas as telas ficarão ativas. Feche a tampa para voltar ao modo tela fechada.
  • OS X Snow Leopard 10.6.8 ou anteriores: pode parecer que o Mac esteja desligado, já que quando o computador está no modo tela fechada, a tela integrada é desativada e toda a memória de vídeo é alocada para a tela externa. Para reativar a tela integrada, coloque o Mac em repouso e, em seguida, ative-o ou use o botão “Detectar Monitores” (Preferências do Sistema » Monitores » Detectar Monitores).

Como agendar para o seu Mac despertar e repousar

Além de despertar o Mac no modo tela fechada por meio do mouse ou teclado conectados, é possível ainda agendar os horários exatos para o Mac iniciar/repousar de acordo com o uso. Essa é uma forma ainda mais prática para garantir que seu Mac não fique ligado a todo instante e que tudo já esteja em ordem no momento em que você for conectar. Para agendar os horários do Mac, siga estes passos:

  1. Abra as Preferências do Sistema e selecione a opção “Economizador de Energia”;
  2. Clique em “Agendamento” no canto inferior direito da janela;
  3. Marque as caixas de seleção “Inicializar ou despertar” e “Repouso” para agendar os dias e horários que você deseja que o Mac inicie/desative. Em seguida, clique em “OK”.

Como desconectar o Mac da tela após o uso

BookArc para MacBooks, da Twelve South

A Apple recomenda colocar o Mac em repouso (clique na maçã na barra de menus e escolha a opção “Repouso”) antes de desconectar o Mac do monitor externo. Fora isso, algumas telas DVI e Mini DisplayPort (incluindo as LED Cinema Displays de 24 e 27 polegadas da Apple) podem ser desconectadas sem que o computador esteja em modo de repouso — se você não tem certeza do modelo do seu monitor externo, coloque-o em repouso apenas para garantir.

·   •   ·

É bom lembrar que executar o modo tela fechada em um Mac por muito tempo reduz a sua capacidade de dissipar calor através das portas de ventilação traseiras e do teclado, o que poderia, teoricamente, causar superaquecimento. Para isso, existem alguns produtos no mercado que permitem apoiá-lo verticalmente, como a linha BookArc da TwelveSouth.

Este tutorial lhe ajudou? Esperamos que sim! Caso você tenha alguma dúvida sobre algum recurso do macOS ou de outro dispositivo da Apple, confira se podemos lhe ajudar com a nossa seção de tutoriais. 😉

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários