Usuários estão mais satisfeitos com o CarPlay do que com o Android Auto

CarPlay e Android Auto ainda são produtos não muito difundidos no Brasil, mas a adoção dos dois sistemas para veículos já está bem mais avançada em outros países — a ponto de já podermos pintar uma imagem das preferências dos consumidores e de como os usuários estão respondendo às novidades introduzidas por Apple e Google, respectivamente, nas suas criações.

Essa pesquisa mais recente da J.D. Power, por exemplo, trouxe algumas descobertas interessantes. Eles entrevistaram quase 20.000 donos e locatários de veículos ao redor do mundo entre fevereiro e julho de 2018, e levaram em conta as respostas das 14.800 pessoas que compraram ou alugaram um carro (modelo 2018) nos últimos 90 dias.

A conclusão geral é clara: usuários do CarPlay estão mais satisfeitos com a experiência do que aqueles adeptos do Android Auto. Em uma escala de 1.000 pontos, sendo 1.000 a satisfação máxima, o CarPlay conquistou 777 pontos dos seus usuários contra 748 do Android Auto.

Apesar disso, nem tudo são flores para a Apple: como era de se esperar, os donos de automóveis equipados com um dos (ou ambos os) sistemas afirmaram preferir largamente a utilização do Google Maps como sistema de navegação. 56% dos entrevistados deram preferência ao produto do Google, enquanto 23% ficaram com os Mapas da Apple e outros 16% responderam adotar principalmente o Waze (que, não custa lembrar, também pertence ao Google).

Felizmente, isso em breve não mais será uma barreira para o CarPlay — a partir do iOS 12, ele poderá rodar também sistemas de navegação de terceiros, abrindo mão da exclusividade do Apple Maps.

No geral, donos de carros de luxo e de carros mais baratos apresentam um índice de satisfação parecido com o CarPlay e o Android Auto: foram 766 e 765 pontos na média, respectivamente. A boa notícia é que, em ambos os casos, essa satisfação subiu: foram 16 e 15 pontos a mais, respectivamente, em relação a 2017 — o que significa que as empresas estão fazendo o trabalho certo, aparentemente.

De fato, CarPlay e Android Auto estão tão bem na fita com os motoristas do mundo que estão suplantando rapidamente os sistemas incluídos pelas montadoras nos veículos. Quase 1/5 dos entrevistados pela J.D. Power afirmaram não utilizar a solução nativa dos seus carros e, destes, 70% a substituem por outro dispositivo, como um smartphone (seja de forma independente ou atuando como mediador entre o carro e o sistema da Apple ou do Google).

Concordam com os resultados? Deixem suas opiniões abaixo!

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários