O melhor pedaço da Maçã.
Chimamanda Ngozi Adichie, Charlotte Prodger e Maria Balshaw no Turner Prize

Curta filmado com iPhone ganha o Turner Prize deste ano

Filmes e curta-metragens capturados com o iPhone não são uma novidade; a Apple, inclusive, estimula essa maneira de criação a partir da sua campanha “Filmado com iPhone”, conforme comentamos recentemente. Desta vez, no entanto, uma dessas obras também foi prestigiada durante a premiação anual Turner Prize, que acontece em Londres (Inglaterra).

Publicidade

Conforme informou o The Guardian, a artista e cineasta Charlotte Prodger foi premiada na ocasião com o seu curta-metragem intitulado “Bridgit”, filmado inteiramente com um iPhone.

Produzido ao longo de um ano, o curta, filmado no interior da Escócia, é descrito como um trabalho “inesperadamente expansivo” que explora a identidade de classe e gênero através da narração autobiográfica da artista, além de citações de livros e, é claro, das imagens capturadas pelo iPhone.

Prodger contou que optou por filmar no iPhone por causa da facilidade de uso; ademais, por ter gravado os clipes do filme sozinha, o uso de um equipamento maior acabaria atrapalhando-a. Além disso, ela explicou que o iPhone é algo que regularmente utiliza e que, portanto, parece uma extensão dela.

Publicidade

Por causa da facilidade de uso e da maneira como você pode usá-lo enquanto está viajando pelo mundo. Para mim, tudo está lá.

O presidente do painel de jurados da premiação, Alex Farquharson, atribuiu ao filme de Prodger o “uso mais profundo de um dispositivo tão prosaico quanto a câmera do iPhone que foi visto na arte até hoje”.

A cineasta receberá £25.000 (cerca de R$122 mil) que, segundo ela, serão usados para pagar o aluguel da sua casa e do seu estúdio, além de “uma bela jaqueta”. O CEO da Apple, Tim Cook, também celebrou o prêmio no seu Twitter.

Publicidade

Parabéns a Charlotte Prodger, vencedora do prestigioso prêmio Turner da Grã-Bretanha. O primeiro de um filme rodado no iPhone e outro marco na democratização da fotografia e do cinema.

A exibição dos filmes indicados e vencedores da premiação — incluindo o curta “Bridgit” — vai até o dia 6 de janeiro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rupert Grint entra para série de M. Night Shyamalan; Apple fecha pedido para produção sobre Kevin Durant

Próx. Post

Qualcomm anuncia nova geração do seu processador Snapdragon e foca no 5G [atualizado]

Posts Relacionados