O melhor pedaço da Maçã.
DenPhotos / Shutterstock.com
Tela de Início de um iPhone 15 Pro Max

Apple desiste, afinal, de remover suporte para web apps em iPhones na UE

A decisão da Apple de descontinuar os web apps na União Europeia obviamente atraiu a atenção dos órgãos reguladores locais, com a Comissão Europeia confirmando o envio de um pedido à gigante de Cupertino solicitando os detalhes da decisão.

Publicidade

Ao que tudo indica, porém, a Apple não precisará mais responder a esse pedido, uma vez que desistiu de remover esse suporte — o que se concretizaria com o lançamento do iOS/iPadOS 17.4, na semana que vem.

A Apple reverteu a decisão de remover o suporte para PWAs na UE com o iOS 17.4
Os PWAs continuarão a usar o WebKit, independentemente do navegador pelo qual foram adicionados
Fonte: developer.apple.com/support/dma-an…

Mais precisamente, a Apple incluiu uma atualização na sua página a qual exemplifica o que as mudanças da Lei de Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) implicam para refletir a mudança de direção com relação aos web apps.

Eis a nossa tradução livre da atualização em questão:

ATUALIZAÇÃO: anteriormente, a Apple anunciou planos para remover a funcionalidade de aplicativos da web da tela de Início na UE como parte dos nossos esforços para cumprir com a DMA. A necessidade de remover o recurso foi informada pelas complexas preocupações de segurança e privacidade associadas aos aplicativos da web para suportar mecanismos de navegadores alternativos que exigiriam a construção de uma nova arquitetura de integração que não existe atualmente no iOS.

Recebemos solicitações para continuar a oferecer suporte para aplicativos da web na tela de Início do iOS, portanto, continuaremos a oferecer o recurso de aplicativos da web na tela de Início existente na UE. Esse suporte significa que os aplicativos da web na tela de Início continuam a ser criados diretamente no WebKit e em sua arquitetura de segurança, e se alinham ao modelo de segurança e privacidade para aplicativos nativos no iOS.

Os desenvolvedores e usuários que podem ter sido afetados pela remoção dos aplicativos da web na tela de Início na versão beta do iOS na UE podem esperar o retorno da funcionalidade existente para os aplicativos da web na tela de Início com a disponibilidade do iOS 17.4 no início de março.

A própria Apple confirmou que dadas “solicitações” foram responsáveis pela mudança nos planos; portanto, embora bastante improvável, veremos se alguma outra mudança relacionada às alterações na UE será revertida até o lançamento do iOS 17.4 para todos, na semana que vem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Meta deverá trocar de marca no Brasil, determina Tribunal de Justiça de SP

Próx. Post

Galaxy Ring, da Samsung, não funcionará com iPhones

Posts Relacionados