Apple simplifica o reparo de telas de iPhones com novo software

Se tem algo quase tão triste quanto ter seu iPhone roubado/perdido, é ver a tela quebrada. Além de atrapalhar o funcionamento e deixar o dispositivo esteticamente horrível, quem mora no interior (como eu) ainda tem que passar pelo processo de reparo, que pode levar alguns dias ou até algumas semanas — sem contar o preço cobrado por aqui para esse serviço.

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Independentemente do valor, que varia de região para região, o fato é que a substituição da tela do iPhone — principalmente depois da implementação do Touch ID com o iPhone 5s, e do 3D Touch com o iPhone 6s — ficou cada vez mais difícil de ser realizada por qualquer loja de reparo.

Naturalmente, é impossível que a Apple dê conta da substituição das telas de todos os iPhones do mundo; por isso, a partir de 2016, a companhia passou a enviar a máquina que realiza a calibragem das telas reparadas para os CSAAs (Centros de Serviço Autorizados Apple), incluindo algumas lojas daqui do Brasil.

Mesmo com essas máquinas, os serviços de reparo e substituição de telas ainda exigiam tempo e disponibilidade por parte dos CSAAs — situação que está prestes a mudar. A Apple informou hoje, em um comunicado para prestadores de serviço, que otimizou a calibração da tela do iPhone para um software que será disponibilizado às assistências técnicas, conforme divulgado pelo iMore.

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A Apple está animada em anunciar que otimizou a calibração do display do iPhone para ajudar seu trabalho no reparo de display dentro de cada loja.

A partir de 17 de setembro, a calibragem do 3D Touch não será mais necessária para concluir os reparos de displays do iPhone 6s e posteriores. Nós otimizamos o processo de calibração usando software. Isso significa que agora podemos calibrar um iPhone reparado simplesmente conectando o dispositivo a [redigido] que irá executar nossa calibração e diagnóstico, sem a necessidade de executá-lo por meio de um hardware. Essa mudança criará um espaço de trabalho mais flexível em muitas lojas. Mais importante ainda, economizará tempo para você e nossos clientes.

Apesar de mais simples, essa nova forma de calibrar os sensores da tela do iPhone não elimina a necessidade da célebre máquina de reparo que comentamos. O registro do Touch ID com a Secure Enclave e o restante do hardware ainda requer o uso do hardware projetado e fornecido pela Apple.

Ainda de acordo com o iMore, a novidade faz parte da iniciativa da Apple para proteger melhor os clientes e o meio ambiente, com serviços que não só funcionam melhor, como duram mais tempo. Nesse sentido, desde o fato de o iOS 12 ser compatível com os mesmos dispositivos que o iOS 11, até o uso de materiais cada vez mais resistentes e sustentáveis, contribuem para a durabilidade do gadget carro-chefe da Maçã.

A Apple não informou a abrangência ou como será a distribuição desse software para as assistências técnicas; é provável que, a priori, apenas lojas de reparo nos EUA executem o novo reparo. Caso obtivermos informações sobre lojas brasileiras que já o implementaram, atualizaremos esta matéria.

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via 9to5Mac

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