O melhor pedaço da Maçã.

Primeiras impressões sobre o Waze no CarPlay

Waze no CarPlay

por Lucas Gharib

Publicidade

Minha experiência com o CarPlay vem desde fevereiro passado, quando comprei meu carro novo (um Peugeot 208 Allure, ano 2018). O fato de ter essa integração pesou na hora da decisão da compra, afinal, os concorrentes que vi não tinham esse recurso e, como bom maluco por tecnologia, não poderia ficar os próximos anos sem isso.

Desde então, o CarPlay é meu companheirão. Eu consigo facilmente usar o telefone, ouvir mensagens e ditar respostas curtas e sucintas para a Siri (até no WhatsApp funciona), controlar as músicas pelos comandos de som no volante… é super-útil, mas faltava a tal da navegação. Hoje, a tão sonhada atualização veio!

Eu faço parte do Apple Beta Software Program desde o iOS 10 — e no iOS 12 não seria diferente, ainda mais com a liberação da integração de navegação e mapas para o CarPlay. Tanto que, logo depois, passei a fazer parte da comunidade beta do Waze para também receber o quanto antes a atualização que disponibilizaria o recurso — o que aconteceu nesta semana.

Publicidade

Eis as minhas primeiras impressões sobre o Waze no CarPlay!

Navegação e interface

Tudo está funcionando muitíssimo bem! As informações são exibidas muito claramente em uma interface simples e com poucos elementos, para não distrair o motorista. O curva a curva é muito bem estabelecido e o próximo movimento necessário fica fixo ao lado esquerdo da tela, o que facilita saber em qual faixa se manter para se programar em uma conversão, por exemplo.

Waze no CarPlay

Algo legal a se mencionar é que, se o próximo movimento for muito adiante e a velocidade for um pouco mais alta, como em marginais, o mapa dá um zoom out e a navegação fica ainda melhor. Belo toque! Outro detalhe importante é que o ETA (estimated time of arrival, ou tempo estimado de chegada) também fica sempre disponível no mesmo lado esquerdo, porém na parte inferior da tela, o que ajuda a saber a distância e tempo restante até o destino.

Waze no CarPlay

Outro ponto interessante: em meio a uma navegação, um simples toque na tela faz descer uma pequena barra pela qual você pode escolher o nível dos avisos (se sempre ligados, se somente para alertas ou completamente desligado).

Waze no CarPlay

Um outro ícone lhe permite olhar as rotas disponíveis, sendo possível escolher a mais rápida, mais curta ou a que lhe parecer mais adequada. Esse menu é exibido ao mesmo tempo que o mapa muda a visão e destaca as possibilidades em rotas com cores diferentes.

Publicidade

Ainda sobre a interface, caso você exceda o limite de velocidade, o ícone da placa com a velocidade permitida aparece no canto direito superior, seguido do aviso sonoro padrão que já conhecemos.

Waze no CarPlay

Por fim, eu destaco os avisos e alertas de radares e buracos. Eles vêm por meio de popups ao lado esquerdo e então é exibido o ícone do alerta — no caso de um de radar, informando a distância e, curiosamente, duas opções logo abaixo do alerta (uma para agradecer e outra para negar a sua existência). Achei interessante pois, mesmo nessa interface limitada, o cerne colaborativo do app é mantido. Ponto para o Google!

Busca por locais

Waze no CarPlay

Funciona tão bem quanto no smartphone, mas não é muito confortável ou prático digitar na tela. Se você vai para um local já favoritado, é só tocar na estrela e escolher o local para que a navegação comece instantaneamente. Mas se você for para algum outro local, aí é preciso usar o teclado na tela (que é bem preciso, mas talvez não prático). O lado bom é que, ao digitar, já começam a ser exibidas sugestões as quais podem abreviar esse processo. Uma vez escolhido o local, a interface exibe mais informações sobre o destino e um botão para iniciar a navegação.

Aqui cabe uma observação: No log da atualização, é mencionado o suporte a comandos de voz apenas em inglês, mas mesmo assim eu não consegui encontrar o ícone. Talvez pela minha localização não esteja liberado ou talvez eu deva acionar o comando no volante do carro, embora tenha tentado e não tenha surtido nenhum efeito.

Curva a curva por voz

Aqui, nada a declarar. Estamos falando do mesmíssimo recurso disponível no app para iOS, que funciona da mesma forma.

Bugs identificados

Existe um bug chato que influencia na experiência de dirigir ouvindo músicas. Explico: a prioridade do som é para alertas de navegação para o Waze. Mas, quando eu estou escutando uma música no Deezer (meu serviço musical favorito) e surge um alerta, o som da música diminui. Até aí nada demais, já que a prioridade é mesmo do alerta do Waze. O problema é que, depois do alerta, o som da música não volta ao volume anterior e continua baixo.

Notei que isso está instável pois, ao término de um segundo alerta, a música voltou a tocar no som normal; depois de alguns segundos, porém, a instabilidade voltou a aparecer. E isso se repete mesmo sem rota traçada no mapa: só de abrir o Waze, o som do Deezer já diminui e só volta ao normal depois de “matar” o app no iPhone. A boa notícia é que saiu uma atualização hoje mesmo prometendo corrigir isso, então veremos!

Nota negativa

A interface como um todo não tem uma boa definição. É possível ver alguns serrilhados, mas pode ser proveniente do modelo do meu console — embora não note isso em outros apps. Também não é possível navegar livremente pelo mapa com os dedos, somente pelas setas indicadoras de direção e zoom — mesmo a mídia sendo original do carro e suportando multitoques com até três dedos.

Nota positiva

Tudo está bem simples e fácil de usar. O app mantém a essência colaborativa e é possível inserir diversos alertas em meio à navegação — inclusive agradecer os alertas de outros usuários ou de “negá-los”. Achei ótimo também o fato de ser possível combinar trajetos com múltiplas paradas — algo que uso pouco, mas conheço pessoas que acham o recurso fundamental.

Waze no CarPlay

Em linhas gerais, o Waze cumpre seu papel muito bem, com uma interface boa e fácil de usar. Estão lá todos os elementos do app para iOS e a comodidade que já conhecemos. Fica em aberto a pesquisa por voz, que por ora nem em inglês está disponível, e o bug do som (que já pode ter sido corrigido) — coisas “normais” de um app que ainda está em fase beta.

One more thing…

O leitor José Ronaldo também está testando o Waze e nos alertou sobre algo curioso, que tira a culpa do Google a respeito do atraso no início dos testes do app para o CarPlay.

Aparentemente, a Maçã não permitiu — ou limitou — os testes externos com o TestFlight que exigiam recursos e funcionalidades do iOS 12 até a liberação do sistema para o grande público. Tanto é que a empresa só aprovou a primeira versão do Waze no TestFlight (plataforma de distribuição de apps em teste) ontem, depois do lançamento do sistema operacional móvel.

Que coisa…


Ícone do app Waze – GPS e Trânsito ao vivo
Waze – GPS e Trânsito ao vivo de Waze Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.102 (199.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como ajustar o desfoque de fotos sem ter que comprar um iPhone novo

Próx. Post

iPhones e Watches escapam de novos impostos nos EUA; mas isso poderá mudar

Posts Relacionados