O melhor pedaço da Maçã.

Supresa: chip A5 da nova Apple TV possui dois núcleos, e não um, conforme divulgado pela Apple

Processador dual-core Apple A5

Processador dual-core Apple A5Assim como o novo iPad, a nova Apple TV também foi desmontada. Contudo, as diferenças para a antiga versão (segunda geração) não são grandes — mais RAM (512MB), novo chip A5, suporte a conteúdo em Full HD 1080p, uma segunda antena e só.

Publicidade

Como podemos ver na página de especificações da Apple TV, a empresa detalha o chip como sendo um single-core, ou seja, com apenas um único núcleo de processamento. Só que a Chipworks descobriu algo curioso: além de o chip ser fabricado no processo de 32 nanômetros — antes, era de 45 nanômetros — ele *não* é single-core, e sim dual-core! Contudo, a Apple preferiu “ativar” apenas um núcleo do chip, deixando o outro desabilitado.

Trata-se do primeiro chip da Apple fabricado em 32nm, já que até mesmo o A5X, utilizado no novo iPad, utiliza o processo de 45nm. O resultado disso é que o A5 da nova Apple TV é 41% menor que o chip encontrado no iPhone 4S‚ sendo ainda mais eficiente e econômico. Todavia, como o set-top box é ligado diretamente na energia, essa eficiência não é tão importante quanto, por exemplo, em um iGadget.

A verdade é que um investimento desses para “apenas” equipar a Apple TV, um produto que ainda é um hobby para a empresa, não faz muito sentido. O que a Maçã está planejando para esse chip? Por enquanto, só ela sabe.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vídeo: fazendo o unboxing de cinco(!) MacBooks Air, versão educacional

Próx. Post

↪ F-Secure também lança ferramenta para remoção do malware Flashback em Macs

Posts Relacionados