O melhor pedaço da Maçã.

STJ define que marca “iPhone” não é exclusiva da Gradiente no Brasil

Gradiente iPhone

Depois de um longo e rigoroso inverno em que todo mundo se esqueceu do caso e achou que ele tinha morrido em meio à papelada do judiciário brasileiro, eis que ele nos surge de volta como uma miragem ligeiramente surreal — me refiro, obviamente, à disputa da Apple com a Gradiente pelos direitos da marca “iPhone” no Brasil.

Publicidade

Gradiente iPhone

Depois de recapitularmos os passos da novela há alguns dias, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) resolveu ressuscitar o imbróglio, agora parece que as coisas vão tornando seus contornos finais: como informou o G1, o órgão deu ganho de causa à Apple na ação movida pela Maçã, definindo que a Gradiente não tem direitos exclusivos à marca em nossa querida república.

A 4º turma do STJ tomou a decisão por quatro votos a um em sessão de hoje (quinta-feira, 20/9), ao definir que a Apple pode utilizar a marca no Brasil sem indenizar a empresa brasileira. A Gradiente entrou com um pedido de registro da marca “G Gradiente iphone” (no caso deles, uma abreviação de “Internet Phone”) lá nos anos 2000, mas a licença só foi emitida em 2008 — exatamente quando o iPhone da Maçã chegou ao Brasil.

Publicidade

Em outras palavras, a Gradiente continua em posse da marca registrada, mas a palavra “iPhone” não pode ser considerada de propriedade da empresa e pode ser utilizada livremente pela Apple. Essa é a consideração do TRF da 2ª região, que manteve a sentença:

Permitir que a empresa ré [Gradiente] utilize a expressão IPHONE de uma forma livre, sem ressalvas, representaria imenso prejuízo para a Autora [Apple], pois toda fama e clientela do produto decorreram de seu nível de competência e grau de excelência. A pulverização da marca, neste momento, equivaleria a uma punição para aquele que desenvolveu e trabalhou pelo sucesso do produto.

A Gradiente ainda pode recorrer da decisão, mas ainda não informou se tomará essas medidas. A Apple, por sua vez, não se pronunciou.

Será que chegamos ao fim da novela?

dica do Lincon Barco

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple mostra como transferir dados de Macs defeituosos com chip T2

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Coyn, Secret of Harrow Manor, Pixelmator Pro e mais!

Posts Relacionados