O melhor pedaço da Maçã.

Redes sem fio podem interferir em telefones sem fio?

Telefone sem-fioA resposta é: sim! Nunca tinha ouvido falar de nada parecido, até que o leitor Bruno Marques chamou a atenção para o caso. Ele tem uma rede sem fio em casa, através de Time Capsule, que teima em ter sua conexão interrompida quando… alguém atende o telefone sem fio!

Publicidade

Inicialmente, o problema poderia ser com a antena do Time Capsule, até porque detectar que era uma interferência entre aparelhos da casa não foi imediato. No mesmo local há um AirPort Extreme, inerte a qualquer parte desse desentendimento wireless, o que dava a entender que o outro dispositivo realmente teria algum defeito. Entretanto, foi só avaliar um pouco mais a situação para encontrar o culpado. Mas se esses aparelhos têm tantos métodos para evitar tais interferências, como isso pôde acontecer?

Hora de relembrar um pouco os conceitos das redes Wi-Fi. Existem vários protocolos para elas, quase sempre com uma nomenclatura que começa por 802.11, que se dividem em: a, b, g… e a mais recente, porém ainda não certificada por completo, n. Cada protocolo tem suas especificações e, para o âmbito deste texto, temos que ficar atentos à freqüência. Nas redes wireless citadas, ela pode ser de 2,4GHz ou 5GHz, resumindo.

Publicidade

Quem achar o conceito muito complicado, pode pensar em algo como… Globo e SBT? As duas têm qualidades e defeitos, são boas e úteis, mas uma é mais difundida entre os usuários, quase um padrão. Hmm, melhor esquecer a associação e voltar à teoria.

Time CapsulePor algumas razões, que agora não convém explicar, a freqüência de 2,4GHz é mais popular, e é usada nas redes Wi-Fi com protocolos “b”, “g” e “n”. A de 5GHz, que tem algumas vantagens e muitas desvantagens (consome mais eletricidade e dissipa mais calor, por exemplo), acabou ficando deslocada no tempo, apesar de que o 802.11n também dá opção de utilizá-la — 802.11a seria o outro protocolo com essa freqüência mais alta.

E o que isso tem a ver com nosso assunto? Oras, telefones sem fio também trabalham com freqüências de onda para a comunicação! Alguns deles… a 2,4GHz, como estes que o nosso amigo Fred Cintra me passou por email. Não são poucos, e de uma maneira bem informal, posso dizer que enviar dados dentro de uma mesma freqüência seria como circular em uma mesma estrada com outros carros: todos podem chegar aos seus destinos finais, como também podem haver colisões pelo caminho e interrupções na viagem.

Publicidade

Para não ter interferências entre várias redes que estejam na mesma freqüência, dos diversos aparelhos que estejam nessa brincadeira, além de encriptação de sinal entre dispositivos, existem os canais. Bom, não sei se você já notou em algum telefone sem fio, mas geralmente há um botão chamado channel, ou se já estiver no nosso idioma, canal mesmo. Lembro que tive um, comprado em 1990 — de um amigo que foi ao Paraguai, claro! Seu botão de canais se limitava a “1” e “2”. Droga, se pelo menos chegasse no 11…*

* N. do A.: no Rio de Janeiro, o canal 11 na TV aberta pertence ao SBT, antiga TVS. De alguma maneira, é o número do canal da Globo em São Paulo. Fica em aberto a interpretação, lembrando que sou carioca e um pouco subjetivo, às vezes, hehehe…

Enfim, para resumir a ópera: o que pode estar acontecendo com nosso caro Bruno é que seu telefone sem fio e seu Time Capsule estão, coincidentemente ou não, trabalhando nas mesmas freqüência e canal, provavelmente a 2,4GHz, a mesma do protocolo 802.11n do roteador da Apple. O programa Utilitário do AirPort (Airport Utility, caso eu tenha me equivocado no nome em “pt-br”), que integra o OS X e vem no CD de instalação de AirPort Extreme, AirPort Express e Time Capsule, tem uma opção para mudar o canal Wi-Fi do dispositivo, e aí poderia estar a solução para acabar com as interferências.

Publicidade

Time... Capsule?Basta abrir o Utilitário do AirPort, mudar esse valor do canal para algum outro, testar a rede sem fio e, em seguida, tentar falar por telefone com os computadores conectados. Como os dois aparelhos têm o conceito de canal, e provavelmente trabalham na mesma freqüência, tentar mudar o primeiro seria uma opção interessante. Muito mais fácil de mudar no telefone, diga-se de passagem. Não que seja complicaaado no roteador, mas é que… pra não precisar ficar mexendo em configurações de rede e essas coisas.

Afinal, se o telefone pára de funcionar e o Time Capsule segue firme e forte, o Bruno ainda poderá utilizar Skype para se comunicar 😀

Quem tiver alguma outra possível solução, ou discordar de algo que foi dito… Novos conhecimentos são sempre bem-vindos!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Netflix lança concorrente do Apple TV

Próx. Post

Mac é Pop: MacBooks Pro no meio de sofás chiques alemães

Posts Relacionados