O iOS 14.5 trouxe, em 2021, o recurso Transparência do Rastreamento de Apps, pelo qual você pode escolher se quer ou não que um app lhe rastreie (ou seja, cruze informações pessoais em outros apps/sites), visando resguardar suas atividades.
Desde então, muitas pessoas vinham impedindo que apps as rastreassem, já que apenas 9% aparentemente permitiam isso logo após o lançamento da ferramenta, segundo informou o MarTech.
Todavia, como mostrou a empresa de pesquisas Adjust, esse número vem subindo em todo o mundo. Agora, cerca de 25% das pessoas ativaram a opção que permite os apps lhe rastrearem, o que viabiliza, dentre outras coisas, anúncios personalizados. Vale ressaltar que publicidade é o principal meio de lucratividade dessas plataformas.
Quando se olha para segmentos específicos de aplicativos, os números variam: 30% de usuários de jogos permitiram o rastreio, e 35% dos de fintechs o fizeram, enquanto apenas 11% de usuários de apps de fitness e saúde autorizaram.
É possível que as pessoas tenham notado a importância de anúncios personalizados, ou simplesmente tenham diminuído o foco que dão a privacidade. Há várias hipóteses para a variação dos dados.
De todo modo, essa é uma boa notícia para desenvolvedores de apps gratuitos apoiados por publicidade e em especial para grandes companhias como a Meta, já que agora mais pessoas estão permitindo que sua atividade seja rastreada — no mundo de hoje, dados são um dos principais ativos para que plataformas gratuitas rentabilizem suas operações.